Achados

A melhor localização para o seu hotel em Barcelona, parte 2: Poble Sec, Gràcia, Poble Nou e outros bairros

por Adriana Setti em

Plaça del Sol, em Gràcia: um dos favoritos dos moradores da cidade

 

Continuando o dossiê da localização dos hotéis em Barcelona (clique aqui para ler o post sobre Bairro Gótico, Raval, Born e Eixample). Abaixo, um raio X dos bairros menos centrais e/ou conhecidos.

 

Ah, vale dizer que se o hotel que você está cogitando não estiver nessa lista de bairros, pule fora (a menos que haja um motivo muito específico para você se hospedar tão longe do centro).

 

GRÀCIA

Os prós: Recentemente, o bairro foi eleito pelos leitores da Time Out Barcelona como o melhor da cidade. Tem tudo para ser, mesmo. Uma espécie de mundo à parte, Gràcia tem ruas estreitas, as praças mais lindas da Catalunha e uma quantidade avassaladora de lojinhas, bares, restaurantes, galerias, sorveterias…

 

Os contras: Os moradores de Gràcia têm fama de jamais saírem do bairro (mais ou menos como quem mora na Vila Madalena, em São Paulo, ou no Leblon, no Rio). O turista que se hospeda em Gràcia corre o mesmo risco. Não apenas por falta de vontade. O miolo do bairro não é bem comunicado com a cidade (os ônibus não passam pelas ruas estreitas e as estações de metrô ficam nas extremidades), o que dificulta o acesso às atrações turísticas.

 

A melhor parte: Quando mais perto da estação Fontana, melhor. Assim você tem o maravilhoso mundo de Gràcia aos seus pés e pode “escapar” das garras do bairro quando quiser.

 

POBLE SEC/PARAL-LEL

Os prós: Você estará ao lado do Raval (e, portanto, do centro), mas num lugar mais tranquilo e seguro. É um dos bairros em ascensão na cidade, que está ficando super na moda por causa de sua rota de tapas boas e baratas. Aos poucos, os imigrantes dominicanos e paquistaneses se misturam a um público jovem, moderno e cosmopolita. É um dos pedaços que mais frequento na cidade (sem querer me achar jovem, moderna e cosmopolita). Adoro. O bairro é servido por duas linhas de metrô e no Paral-lel há ônibus para todos os lados.

 

Os contras: Não há hotéis no bairro, só pensões, pelas quais não colocaria minha mão no fogo. Os hotéis ficam na avenida Paral-lel em si, que é feia e movimentada demais – não recomendo. Portanto, o endereço é mais indicado para quem vai alugar um apê por temporada.

 

A melhor parte: A calle Blai é o epicentro do bairro, com um bar atrás do outro. Bom pra quem se diverte, ruim pra quem quer dormir. Melhor ficar em alguma transversal, não muito próxima ao Montjuic, que é quando o bairro vira uma ladeira bem íngreme.

 

SANT ANTONI

Os prós: A área que fica entre o Eixample, Raval e o Poble Sec é o novo hot spot da cidade, onde estão nascendo bares badalados – mais sofisticados do que os do Poble Sec. O boom está rolando por causa da reforma do Mercat Sant Antoni, que será um espetáculo quando ficar pronto, num misto de mercadão e centro gastronômico. Fora isso, fica perto de tudo e com várias estações de metrô ao redor.

 

Os contras: Não tem muitos hotéis, ainda. E as obras do mercado deixam a região um pouco bagunçada. Também já ouvi relatos de bateção de carteira na área. De qualquer forma, nada grave.

 

A melhor parte: Evite a feiosa Ronda Sant Antoni. A Carrer Parlament é a mais tchans do pedaço.

 

BARCELONETA

Os prós: Você estará perto da praia, o que é ótimo se for verão. E estará perto do centro também. Além disso, o bar tem ótimos bares de tapas e uma atmosfera bacana. Há alguns hotéis e muitos apartamentos de aluguel por temporada.

 

Os contras: Fica meio morto quando chove ou faz frio. Também ouvi que ultimamente anda rolando uma bateção de carteira durante a noite. Tem só uma estação de metrô na “entrada” do Bairro. Alguns edifícios são muito velhos e caindo aos pedaços, o que pode ser um problema para quem aluga apartamentos (elevador é uma raridade no bairro).

 

A melhor parte: Se for verão, o mais perto da praia possível. Se for inverno, o mais próximo ao metrô e ao centro.

SAN GERVASI/SARRIÁ/PEDRALBES

Os prós: É a zona rica, moderna e engomadinha da cidade. As ruas são limpas, as lojas são chiques, as pessoas andam elegantes e é tudo muito seguro.

 

Os contras: Por todos os atributos acima, não parece Barcelona. Em Pedralbes, principalmente, você verá muitos carrões e pouca gente andando na rua. A zona também é longe do centro e seus hotéis são mais voltados para os negócios. Algumas partes dessa região estão afastadas das linhas de metrô. Eu, pessoalmente, acho que não tem o menor sentido ficar por aqui.

 

A melhor parte: Perto de alguma estação de metrô ou ferrocarril.

 

Diagonal Mar: a Barra da Tijuca de Barcelona

POBLE NOU/DIAGONAL MAR

Os prós: Você estará perto da praia, o que é ótimo no verão. E os hotéis de Diagonal Mar (a parte mais moderna da cidade) são dos poucos que têm vista panorâmica para o mar. A região também tem uma boa lista de hotéis de design e uma cena própria de bares e clubs.

 

Os contras: Vivo tirando onda com um amigo que mora no Poble Nou, dizendo que ele mora na Barra da Tijuca e eu na Zona Sul. Verdade ou não, o fato é que a gente nunca mais se viu desde que ele mudou pra lá (ou melhor, só se vê no verão). É longe do centro, apesar de ser relativamente bem servida por metrô, tram e ônibus. Além do mais, os hotéis de design e vista para o mar que citei nos prós também são mais voltados para os negócios.

 

A melhor parte: O mais perto possível do metrô.

 

Siga @drisetti no Twitter

 

 

Comentários (7)
Deixe seu comentário
Nome
E-mail
Comentário (Seu comentário mínimo 5 caracteres )

  • Por: Joana Santana
  • -
  • 1 de dezembro de 2013 at 0:19

Olá Adriana,

Adorei seu site, muito útil as informações sobre Barcelona!!!
Vou estudar na UPC por um mês e queria alguma dica de lugar pra ficar…
Queria lugar ali perto, mas estou meio receosa em alugar quarto na casa de família.
Vc tem alguma dica? Vi no site do consulado que tá tendo problemas com os pertences de turistas em hoteis… Tava vendo o Bonanova Park para ficar, vc sabe algo sobre ele?
Obrigada,

Joana

  • Por: Marcela
  • -
  • 5 de junho de 2013 at 4:47

Adriana,

Qual a sua opinão sobre se hospedar em Montjuic / Plaça Espanya?
Estou vendo um apartamento para alugar na região.

Abraços!

    • Por: Adriana Setti
    • -
    • 6 de junho de 2013 at 12:20

    Depende de qual área em Montjuic/Plaça Espanya, Marcela. Pq é uma região bem ampla. Quer me mandar o enredeço certinho para eu dar uma olhada?

  • Por: Nati S.
  • -
  • 4 de junho de 2013 at 11:03

fui pra barcelona no começo de maio e alugamos um apto no poble sec (justamente perto do c/ blai!) e não poderia ter sido melhor! eu morei no bairro em 2008-2009, mas mais pra cima, em direção à Pl. Espanya, numa parte que era (e continua sendo) menos badalada. agora fiquei chocada (positivamente) com as mudanças na região. espero só que essa tendência não acabe expulsando os moradores originais do bairro.

ps: quimet & quimet hors concours! já tinha cansado de ler sobre aqui (hehe), fomos (logo no 1o dia porque dando uma volta de reconhecimento acabamos dando de cara com o bar) e amamos!

    • Por: Adriana Setti
    • -
    • 6 de junho de 2013 at 12:21

    Oi, Nati. Que bom ouvir o seu relato. Eu AMO o Poble Sec!!!

  • Por: bruno favoretto
  • -
  • 24 de maio de 2013 at 17:22

há menos de um mês, fiquei em Gracia, é demais! perto da pedreira, da plaça del sol, rambla… fora que o bairro tem vida própria, pois já foi uma cidade há uns quase 100 anos, assim como Sarriá

    • Por: Adriana Setti
    • -
    • 28 de maio de 2013 at 17:39

    Com certeza, Bruno. Gràcia é demais. Agora… perto da Rambla não sei não… :-) Bom, na verdade, tudo é perto aqui. Mas quando a gente mora em cidade “pequena” fica achando tudo longe. Um abraço!