Achados

A siesta na Espanha: mitos e verdades (10 coisas que você precisa saber sobre a famosa dormidinha depois do almoço)

por Adriana Setti em

Zzzzzzzzzzz: a siesta espanhola não é lenda (imagem reproduzida do site da Disney)

- Não é lenda urbana. Mais ou menos entre as 14h e as 17h muitos espanhóis realmente mandam uma banana para o mundo capitalista, almoçam longamente (com muito vinho) e depois dão uma dormidinha. Por outro lado, se você não quiser interromper a programação, não se preocupe – haverá o que fazer.

- Não há uma norma: algumas lojas (e também escritórios, agências de turismo, etc) fecham. Outras não.

- Ainda que haja exceções, como regra geral as lojas menores (padarias, lojinhas de bairro, bancas de jornal) fecham. Enquanto as de rede (Zara, Mango, etc) e os shoppings e galerias de departamento permanecem abertos.
- Há, também, uma questão territorial. No centro das grandes cidades, especialmente Madri e Barcelona, o comércio (mesmo as lojinhas) tende a ficar aberto. Em cidades pequenas, é quase uma certeza que você encontre tudo absolutamente fechado.
- Por centro, entenda as áreas turísticas, como a Gran Vía de Madri ou as Ramblas de Barcelona. No meu caso, eu moro no coração do Eixample (a 5 minutos do Passeig de Gràcia) – uma região central, portanto — e o meu quarteirão fica praticamente deserto na hora do almoço…
- Mais um problema para dificultar a sua vida: a hora da siesta também não é rígida. Algumas lojas fecham das 14h às 17. Outras, das 15h às 17, das 14h30 às 16h30… Depende da vontade (e do sono) do dono do estabelecimento.
- Também há o outro lado da moeda. Os espanhóis podem até dormir depois do almoço, mas muitas lojas ficam abertas até às 22h (algo inimaginável em países do norte da Europa).
- Grande parte das atrações turísticas, principalmente os museus, não fazem siesta. Já as igrejas, nunca se sabe… Moral da história? Sempre ficar atento aos horários para não correr o risco de dar com a cara na porta.
- No verão, a coisa pode mudar. Muitos estabelecimento simplesmente fecham durante todo o mês (o meu bairro, neste exato momento, parece ter sido evacuado por causa de alguma epidemia  do vírus ebola).
- Muitos lugares que não fecham em agosto funcionam no “horário de verano”, isto é, só de manhã, durante algumas horas.
- Os bancos não seguem o horário comercial normal. Em geral, abrem entre 8h e 14h. E uma vez por semana (geralmente na quinta) abrem também à tarde, depois de uma siesta, das 16h às 19h.

Siga este blog no Twitter: @drisetti

Categorias

Comentários (9)

Deixe seu comentário

Nome
E-mail
Message (Seu comentário mínimo 5 caracteres )

 
  • Por: kayo pasquarelli
  • -
  • 9 de novembro de 2010 at 19:16

nossa brigado, eu estou fazendo um trab. de escola de espanhol, e vc me salvou valeu bjs…

  • Por: Dulce
  • -
  • 24 de agosto de 2010 at 10:18

Olá… acabei de chegar de Madrid e realmente isso ocorre… das 14hs até as 17hs muitas lojas até mesmo de grifes fecham e fica ai a dica para percorrer os lindos pontos turisticos da cidade.. Lembrando que estava fazendo um hiper sol em Madrid tempo perfeito para visitar e aproveitar os parques..hehehe.

  • Por: Antonio Moraes
  • -
  • 17 de agosto de 2010 at 22:38

Oi Adriana:
Acompanho seu blog e adoro tuas dicas que foram extremamente úteis na viagem que fiz em agosto do ano passado a Barcelona, Madrid, Ibiza, Formentera e Toledo. Curti demais a viagem graças as tuas informações isentas e de ótimo gosto.
Apaixonei-me pela Espanha e estou voltando na próxima quinta feira, 19 de agosto para passar mais três semanas no verão espanhol. Desta vez ficarei novamente sete dias em Barcelona depois de carro vou deliciar-me com as praias da Andaluzia fazendo um roteiro sempre próximo ao mediterrâneo e subindo até Madrid. Levo comigo várias matérias impressas do teu blog e fico seguindo você no twitter, acompanhando teus posts.
Obrigado pelas ótimas reportagens e posts que ajudam todos que curtem turismo.
Sinto uma inveja branca por morares nesta cidade encantadora. Tudo de bom pra você e aproveite a vida, porque a vida é muito boa! Abração
Antônio Moraes – Porto Alegre

    • Por: Adriana Setti
    • -
    • 18 de agosto de 2010 at 15:52

    Oi, Antônio! Que bacana que você curtiu e usou as dicas. Fiquei muito feliz. Nossa, que viagem legal essa que você vai fazer de carro pelo litoral da Andaluzia. Ainda não conheço esse pedaço, mas adoraria. Depois me conte!

  • Por: Renata
  • -
  • 17 de agosto de 2010 at 14:13

Oi Adriana, acabei de descobrir o seu blog e adorei!! Estive em Barcelona em 2007 e morro de saudades daí… Vou ficar ligada no blog e no twitter =)

  • Por: Luiz Felipe
  • -
  • 17 de agosto de 2010 at 11:09

Oi, adriana
fui pra bcn agora em julho e fiquei no bairro gótico. adorei, mas meus pais estão pensando em ir pra lá e acho que o gótico não é a melhor opção para eles. como você falou que mora no eixample, e que está tudo tranquilo por aí, pensei: eixample seria uma boa opção para pais sessentões? abs, luiz

    • Por: Adriana Setti
    • -
    • 17 de agosto de 2010 at 14:36

    Oi, Luiz Felipe. O Eixample é perfeito, tanto para os seus pais quanto para qualquer pessoa. é seguro e central.

  • Por: Palova
  • -
  • 17 de agosto de 2010 at 9:11

Oi Adriana.. adorei o blog.. ufa.. bom saber que eu não terei que tirar uma sonequinha à la catalanes..heheh

Vou é bater muitaaaaaaa perna..rss

brigaduuu

  • Por: Bá Conti - publicitariaeviajante.blogspot.com
  • -
  • 17 de agosto de 2010 at 8:07

O pior é que, vivendo na Espanha, não importa se você tem ou não sono pela tarde. de um jeito ou de outro, depois do almoço dá uma vontaaaaade de dormir uma siestinha… rsrs
Tem algumas coisas daqui que são tão características que há uns dias fiz minha própria lista de espanholidades que a gente acaba adotando, quer queira quer não – virou este post: http://publicitariaeviajante.blogspot.com/2010/08/tem-coisas-que-so-espanha-faz-por-voce.html
beijo