Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

A sobremesa mais espetacular do mundo, by Ferran Adrià

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 15h51 - Publicado em 28 jul 2011, 16h13

Sotobosque: acredite, isso é uma sobremesa

Recentemente, voltei com um grupo de (bons) amigos ao 41o , um dos dois novos bares do Ferran Adrià em Barcelona (a minha primeira visita eu descrevo neste post). Dessa vez, entrei com força nos coquetéis (que merecerão um post à parte), provei algumas coisas novas do cardápio e outras que não tinha experimentado ainda. Voltei a ficar maravilhada, claro.

Nada, porém, se compara ao impacto da sobremesa que nos foi servida. Como o garçom se encarregou de fazer uma seleção top de snacks, a nosso pedido, não me importei muito em saber o que vinha pela frente. E mesmo que tivesse altas expectativas, nunca imaginaria que algo tão espetacular pudesse existir: Sotobosque, numa composição primorosa que imita o chão de um bosque. Uma obra de arte indiscutível em forma de doce. O prato mais belo que jamais vi.

Bom, gente. Confesso que fiquei tão abismada que não consegui prestar muita atenção à complexa explicação de o que era o quê. O que me lembro é que a “terra” lembrava algo como um cookie (o melhor do mundo) esmigalhado. Os frutinhos vermelhos eram de verdade (no mundo de Ferran, nunca se sabe). Os gravetos eram chocolates, de vários tipos, todos divinos. As folhas lembravam biscoitinhos bem delicados e aromáticos. Algumas “pedras” eram trufinhas de chocolate. Tudo uma delícia.

Continua após a publicidade

Cada um com uma colherinha em mãos, devastamos o chão da floresta com dor no coração.

Siga @drisetti no Twitter

VEJA MAIS:

Clique aqui para saber como conseguir uma mesa.

Clique aqui para saber mais sobre o 41o

Clique aqui para saber mais sobre as melhores tapas de Barcelona

Continua após a publicidade

Clique aqui para ler o dossiê de dicas de Barcelona

Publicidade