Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Achados em Londres, parte 1: blogueira em surto na Stanfords, a maior livraria especializada em viagens do mundo

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 16h08 - Publicado em 7 out 2008, 15h10

Sexta-feira passada, fazia um tempo razoável em Londres e eu caminhava sem pressa ou compromisso da Leicester Square para Covent Garden, em pleno coração Londrino. Foi quando ELA surgiu no meu caminho, imponente, majestosa e muito, mas muito tentadora: Stanfords, a maior livraria especializada em viagens do mundo.

Meu coração disparou. E isso não é maneira de dizer. Com as mãos suadas, cruzei aquela porta já temendo por minha conta bancária. E lá estavam eles, mais de 40 mil títulos que giram em torno de um só tema, VIAGEM. Além de mais de 250 mil mapas para quem quer girar o mundo por terra, água ou ar. Para agravar o surto, ainda havia uma promoção de guias Lonely Planet: pague dois e leve três.

Se o céu tiver uma livraria, com certeza será uma filial da Stanfords. Na nossa dimensão, porém, só existe uma outra loja da marca, em Bristol, também na Inglaterra.

Continua após a publicidade

Aqui está o mapa da loja em Londres, super fácil de achar, entre as estações de metrô de Leicester Square e Covent Garden.

A livraria foi fundada em 1853 pelo cartógrafo Edward Stanford e já mereceu até uma “biografia”, o livro The Mapmakers – A History of Stanfords, do escritor Peter Whitfield. Isso porque o seu genial fundador foi uma dos grandes figuras da indústria da cartografia.

Continua após a publicidade

A loja de Londres tem 3 andares (sim, TRÊSSSS ANDARESSS). E além de ter possivelmente todos os livros do mundo sobre viagem, publicados em língua inglesa (obrigada, meu pai, por todas aquelas enfadonhas manhãs passadas na Cultura Inglesa), também tem badulaques fantásticos para viajantes: todos os tipos de bolsinhas para levar dinheiro, capas de chuva ultra-leves, bússolas de última geração, presentinhos fofos para viajantes compulsivos, a gama completa de bloquinhos Moleskine (inclusive aqueles específicos sobre cada cidade, fofíssimos) e muitas outras coisas tentadoras.

Agora, tenho uma boa e uma má notícia, qual delas você quer primeiro?

A boa: pelo site www.stanfords.co.uk é possível comprar grande parte dos produtos vendidos ali, em todo o mundo.

Continua após a publicidade

A má: para entregas fora da União Européia a taxa é de 95 libras, ou seja, a bagatela de 360 reais. Fom fom fooooom.

Publicidade