Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

As mais gostosas de Barcelona

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 16h16 - Publicado em 20 ago 2007, 17h08

Não sei por que motivo uma comilona inveterada como eu conseguiu passar tanto tempo sem falar de tapas neste blog. Antes tarde do que nunca, porém, aqui vai uma seleção dos maiores petiscos da cidade:

Inopia
É o bar de tapas de Albert Adrià, irmão e fiel escudeiro de Ferran, responsável pelos doces do restaurante El Bulli. Mas não espere grandes pirotecnias. O intuito deste local é exatamente o contrário: servir as tapas “de toda la vida”, como dizem os espanhóis, mas com a excelência que não se encontra em qualquer botequim. Isto é: croquetes de jamón serrano, patata bravas, pescaditos fritos, bombas (uma espécie de coxinha picante) e pan con tomate de provocar lágrimas, por um preço justo.

Continua após a publicidade

Paco Meralgo (foto)
Não, o dono não é o Paco. O nome é um trocadilho com “Pra comer algo”… sacou? Além de ter um nome engraçadinho, este lugar também tem tapas deliciosas e criativas que são servidas em um balcão em zigue e zague que vive lotado. A decoração é minimalista, com cores claras.

SagardiUma filial do País Basco (os soberanos das tapas) em Barcelona. Ou melhor, em pleno bairro do Borne, em uma pracinha fofa perto da catedral de Santa María del Mar. Melhor impossível. Seguindo a tradição basca, o negócio é ficar em pé no balcão e pegar os pintxos (tapas feitas com um pedacinho de pão e alguma guloseima em cima, tradicionalíssimas no norte da Espanha) que bem entender, com a mão. Mas as mesinhas na calçada são tão gostosinhas que vale a pena romper o protocolo é apelar para o bom e velho garçom. E para acompanhar, um bom txacoli, a sidra basca.

Tapaç 24
Com menos de um ano, este bar tem um conceito bem parecido ao do bar Inopia, de Albert Adrià. Ou seja, aqui também se pode provar os ícones dos botecos espanhóis tratados com amor e carinho e um toque pessoal. Mas desta vez quem está por trás de bikinis (misto quente) perfeitos, croquetes que estalam na boca, patatas bravas sequinhas e outras delícias é o chef Carles Abellán, do excelente restaurante de cozinha criativa Comerç 24, também em Barcelona.
Carrer Diputació, 269, 934-880-977. 
 
Tapa Tapa
Por estar em pleno Passeig de Gràcia, pode parecer um daqueles bares com preços inflacionados e qualidade duvidosa “pega-turista”. Mas não é. A variedade de tapas e de deixar qualquer um atordoado e a qualidade é de primeira. O pan con tomate é perfeito, o bolinho de bacalhau é o melhor da cidade e a saladinha de queijo de cabra é impecável. E para acompanhar tudo isso, uma carta de cervejas importadas excelente. 
 

Continua após a publicidade

Publicidade