Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Barcelona: os melhores restaurantes com menus de almoço da cidade

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 15h59 - Publicado em 3 Maio 2010, 12h42

O lindinho Magnòlia: testado e aprovado no último sábado

A revista Time Out Barcelona desta semana traz uma reportagem de capa que é una mano en la rueda: um TOP 20 dos melhores lugares para almoçar na cidade.

Como já comentei várias vezes aqui em Achados, trocar o jantar por uma escapadela no meio do dia é a maneira mais econômica de comer bem e barato em Barcelona. Isso porque, assim como em muitas outras cidades europeias, de segunda a sexta, os restaurantes da capital catalã oferecem menus de preço fixo, com uma versão simplificada da carta principal.

Capa da Time Out desta semana

Continua após a publicidade

Os chamados menus de mediodía geralmente incluem entrada, prato principal, sobremesa, uma bebida – que pode ser vinho – e café. Em outras palavras, na hora do almoço é possível pagar 12 euros ao invés de 50 por quase a mesma coisa que você comeria no jantar.

Em tempos de crise, a festa da hora do almoço ficou ainda mais animada, com restaurantes caprichando mais na fórmula, baixando os preços e… estendendo a mamata para os finais de semana e até para as noites, coisa inimaginável antes de que a economia espanhola fosse parar no fundo do poço (tudo nessa vida tem  um lado bom).

O melhor de tudo da lista da Time Out? Ela inclui vários restaurantes que eu não conhecia, uma ótima oportunidade para driblar o vício de ir sempre aos mesmo lugares.

Continua após a publicidade

Com a revista embaixo do braço (todo mundo no restaurante estava com a Time Out em cima da mesa, incrível), no último sábado testei o lindo Magnòlia (o sétimo do ranking de restaurantes com menu nos finais de semana), um modernets no Barrio Gótico que serve comidinha mediterrânea com toques orientais.

Tanto a minha salada de queijo de cabra quente com abacate, como o meu suculento hambúrguer no prato estavam ótimos. E apesar da inacreditável falta de staff (um único garçom!), algo cada vez mais normal em tempos de vacas magras, tudo fluiu sem maiores problemas (a simpatia e o visual do camarero também ajudaram bastante, é verdade). A conta? 12,95 euros por pessoa.

Vocês podem ver a lista completa da Time Out, em catalão, clicando aqui. Mas destaco aqui algumas coisas imperdíveis:

Continua após a publicidade

Carpaccio de salmão do La Mar Salada: o Top 1 do ranking da Time Out

1. O primeiro do ranking, La Mar Salada, é um lugar do qual TODO MUNDO está falando muito bem ultimamente. É, também, um oásis de bom preço ( 13,50 pelo menu) e comida excelente no Passeig Joan de Borbó, na Barceloneta, onde há um desfile de armadilhas turísticas.

2. O Habaluc (terceiro do ranking) fica na rua mais charmosa de Barcelona, a Enric Granados. É o tipo do lugar onde você jamais esperaria pagar míseros 11,90 euros por um almoço.

Continua após a publicidade

3. Ahhhhh! Como eu não descobri isso antes: na quinta e na sexta, o Dos Palillos, do chef Albert Raurich (que foi durante nove anos o chef do El Bulli, de Ferran Adrià), tem um menu a 20 euros!

4. Os caras da Time Out se esqueceram de dizer que o bonitão Támara (17o do ranking), que tem um menu a 11 euros na hora do almoço, também tem ótimas opções de preço fixo na hora do jantar.

5. O Mamacafè, um dos mais badaladinhos do Raval, ganhou o segundo do ranking dos que oferecem menu no final de semana. Ótima sacada!

Continua após a publicidade

6. Ótima pedida para um jantar num lugar bacanérrimo por 14 euros: Somorrostro, na Barceloneta. Mas só para os 20 primeiros a chegar.

Clique aqui para ver a lista dos meus favoritos, publicada há mais de 2 anos (meus favoritos mudaram, mas esses continuam sendo boas opções — aguarde a lista atualizada, logo mais).

Clique aqui para ler o dossiê de dicas de Barcelona

Siga este blog no Twitter: @drisetti

Publicidade