Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Boa notícia: inaugura hoje o novo terminal do aeroporto de Barcelona

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 16h04 - Publicado em 16 jun 2009, 05h06

Foram 5 anos de obra que já vieram tarde. Mas inaugura hoje, por fin, o novo terminal do aeroporto de El Prat, o aeroporto internacional de Barcelona. Com um orçamento estratosférico de pouco mais de um bilhão e duzentos milhões de euros, o T1 tem 54000 metros quadrados (o equivalente a 80 Camp Nou, o estágio do Barça) e ampliará a capacidade do aeroporto de 30 para 55 milhões de passageiros ao ano. A ideia é que o trânsito da capital da Catalunha supere o de Barajas, em Madri (também ampliado recentemente com o terminal 4), por onde passaram 51 milhões de viajantes no ano passado.

Quem assina o edifício – num formato que lembra um pássaro — é o mega arquiteto catalão Ricardo Bofill, o mesmo responsável pela última ampliação do aeroporto nos anos 90, antes dos Jogos Olímpicos de 92.

O T1 promete ser muito mais confortável do que os antigos terminais, e contará com cabeleireiro, quartos de descanso com cama e banheiro, bons restaurantes e um centro de negócios. A operacionalidade também promete ser mais eficiente. E assim esperamos, já que na minha estatística pessoal, o aeroporto de Barcelona é o mais demorado do mundo para entregar as malas (esperar de 40 minutos a uma hora é praxe, até mesmo em voos nacionais).

No entanto, uma antiga pendência continua sem resolver: o metrô só deve chegar até lá, com a linha 9, em um período de 3 a 5 anos, na melhor das hipóteses. Enquanto isso, continuamos fazendo fila para tomar o Aerobus ou nos espremendo no trem (o túnel de conexão entre o terminal e a estação, diga-se, estava num estado de abandono vergonhoso até pouquíssimo tempo e algo me diz que os novos ventos ainda não sopraram por ali – alguém passou por lá recentemente pra me dizer? Eu só vou de Aerobus…) para ir até o centro.

Continua após a publicidade

Agora, cruzemos os dedos e esperemos que haja um vôo direto Brasil-Barcelona em breve….

Clique aqui para ver o dossiê completo de dicas de Barcelona

Publicidade