Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Como se prevenir contras as sand flies

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 15h59 - Publicado em 2 abr 2010, 13h21

O repelente mais forte do mercado: não é 100% eficaz, mas é muito melhor do que o Autan, Off e companhia

Levar SESSENTA picadas de sand fly (leia no post anterior) é como pegar catapora: só acontece uma vez na vida. Isso porque, para o resto da sua existência, você ficará atento e tomará uma providência imediatamente ao detectar a presença do inimigo.

Levar SESSENTA picadas de sand fly faz com que você aprenda que esse desprezível inseto voa baixinho e bem perto da areia.

Levar SESSENTA picadas de sand fly faz você entender que, caso o número de insetos não seja exagerado, abrigar-se num lugar mais alto (uma rede, por exemplo) diminui as chances de picadas.

Levar SESSENTA picadas de sand fly também faz você simplesmente evitar a praia em casos mais graves, onde há verdadeiras nuvens de inimigos.

Continua após a publicidade

Levar SESSENTA picadas de sand fly faz você revirar a internet inteira em busca de algum repelente que seja eficiente (elas parecem dar risada de citronela, Autan e coisas do gênero), até comprar o produto mais forte do mercado, Care Plus, com 50 por cento de DEET, cuja fórmula é “razoavelmente” efetiva contra sand flies.

Levar SESSENTA picadas de sand fly faz você tremer de ódio diante do fato de que não existe nenhum repelente capaz de protegê-lo 100% contra essa praga.

Levar SESSENTA picadas de sand fly faz você fazer uma lista de onde encontrou esse maldito inseto:

Tailândia: praia de Chalok Lum, norte de Koh Pha Ngan (nuvens)

Continua após a publicidade

Malásia: praia de Juara, na ilha de Tioman (nuvens, pior caso da história), Sipadan (poucas)

Filipinas: algumas praias de Honda Bay, Puerto Princesa (bastantinho, sem chegar ao insuportável)

PS: A sand fly pertence à mesma família (Ceratopogonidae) do mosquito-pólvora brasileiro (que não é a mesma coisa que o borrachudo, ainda que muita gente confunda os dois), encontrado em mangues, pântanos e principalmente no norte do país.

Publicidade