Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Costa Rica, litoral do Pacífico: o jeito hippie de ser de Montezuma

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 15h52 - Publicado em 17 mar 2011, 14h32

Paz e amor em Montezuma, uma das praias mais belas da costa do Pacífico

Um hotel que não é um hotel, mas uma Universidade Livre (a LUDM), onde os viajantes-alunos podem “explorar aspectos até então desconhecidos de suas personalidades”. Eis a filosofia babauê do Hotel Lys, que casa perfeitamente com o ônibus decorado com motivos flower power estacionado no jardim. “Sei, mas vocês têm quartos livres para hoje, independente de tudo isso?”. Mais ou menos… “Temos livre a nossa caverna encantada, que tem banheiro privado e custa US$ 20”. Então a figura sorridente me leva até um cubículo cujas paredes imitam uma gruta. “Cada hóspede pode ajudar a compor o nosso mosaico e compartilhar experiências no jantar coletivo”. Ah… “Bacana, vou dar um rolê e já volto, beleza?”.

Em Montezuma, um vilarejo praiano no extremo sul da Península de Nicoya, na Costa Rica, todo mundo tem dreadlocks. O ar cheira a incenso. Os freqüentadores pensam que sabem tocar bongô e acham legal brincar com malabares enquanto dançam ao som de músicas imaginárias.

Nada disso, no entanto, parece démodé por lá. Hippie desde que foi “descoberta” por cabeludos recém chegados de Woodstock, obviamente nos lendários anos 70, Montezuma simplesmente se manteve mais ou menos no mesmo prumo, graças à dificuldade de acesso, que pede um 4X4 na época de chuvas e disposição para enfrentar a poeira na temporada seca.

Continua após a publicidade

Mas isso, para sorte de uns e azar de outros, não impediu o acréscimo de algumas pousadas bacaninhas (onde os quartos não se parecem com cavernas) e um dos melhores restaurantes da Costa Rica, o belíssimo Playa de los Artistas. Jogue nessa mistureba (vegetariana, por favor) mais algumas praias lindas e uma cachoeira incrível, e eis um lugar perfeito para gente que, como eu, simpatiza com estilos alternativos de vida, mas tem alergia a brincos feitos de arame com durepox.

Siga Dri Setti no Twitter: @drisetti

Publicidade