Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Direto da África do Sul: o primeiro alerta de tubarão branco na praia a gente nunca esquece

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 15h40 - Publicado em 16 fev 2014, 15h07
Dia perfeito de sol em Muizemberg até que...

Dia perfeito de sol em Muizemberg até que…

 

Ups, sujou...

Ups, sujou…

 

 
Era uma vez um dia perfeito na praia de Muizemberg, ao sul de Cape Town, na península que se estende até o Cabo da Boa Esperança. Os vestiários em estilo vitoriano, um dos cartões postais mais icônicos da região, brilhavam ao sol com suas cores gritantes projetadas sobre a areia de talquinho.

Continua após a publicidade

Mais rasa e com ondas menos agressivas que a média sul-africana, Muizemberg é perfeita para nadar (e sobreviver). E, naquele dia, em meio a uma onda furiosa de calor, a temperatura da água estava agradabilíssima — o que, para Cape Town, significa que você pode permanecer mais de 10 segundos na água sem entrar hipotermia.

Foi então que notei um pequeno frenesi na torre dos salva-vidas e, imediatamente, cada um dos moçoilos correu para um lado. Enquanto isso, um deles andou rapidamente até o mastro que sinaliza as condições da praia e alçou uma bandeira branca com um tubarão preto estampado. De toquinha e óculos, uma brava nadadora septuagenária teve que ser avisa com mais ênfase. Ao sair do mar, ela veio até nós e disse: “moro aqui há setenta anos e não sei o que está acontecendo, cada vez temos mais ataques. No ano passado morreram duas pessoas.” GLUP.

Todo mundo sabe que o litoral da África do sul está infestado de tubarões, a começar pelo temidíssimo Great White. Mas foi só naquele momento em que caiu a ficha sobre como a questão é parte do dia a dia do país (especialmente na região do Cabo Ocidental). Muizemberg é uma das praias da região monitoradas pelos Shark Spotters, uma ONG que se encarrega de melhorar a relação entre humanos e tubarões, educando os primeiros sobre a importância dos segundos para o meio ambiente, e evitando que os segundos devorem os primeiros. Nos últimos anos, os SS detectaram mais de 1500 tubarões brancos nas redondezas de Cape Town.

A tal da bandeira branca com um tubarão negro centralizado quer dizer que um bichano acaba de ser visto, ou que um ataque acabou de acontecer (pânico). No meu caso, se tratava da primeira opção. Há, ainda, outras bandeiras. A vermelha quer dizer que um tutu foi visto recentemente, mas foi perdido de vista. E a preta informa que as condições climáticas estão dificultando a vista dos Spotters. A verde é a única boa notícia: os Shark Spotters estão em ação e o mar está para peixe.

Continua após a publicidade

Com ou sem bandeira, nos últimos dias tenho tratado de me molhar de formas um tanto patéticas, afundando a cabeça como um avestruz com a água pelo joelho.

Siga @drisetti no Twitter

 

 

Publicidade