Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Mochilão na Europa: a fórmula Eurailpass + albergue está superada (há tempos)

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 15h47 - Publicado em 11 Maio 2012, 13h03

 

Quando mochilei a Europa pela primeira vez, em 97, não tinha erro. O sujeito fazia a carteirinha de alberguista, comprava um eurailpass, traçava mais ou menos um roteiro e caía na estrada. Ao chegar a uma cidade, procurava um albergue com a ajuda do escritório de informações turísticas local e era só correr para o abraço.

 

Quinze anos depois, fico surpresa de ver como ainda tem gente que viaja assim, desse jeito vintage. Mas os tempos mudaram radicalmente e, na minha modesta opinião, a velha forma definitivamente não é mais a única e muito menos a melhor para rodar o Velho Continente com pouco dinheiro.

Continua após a publicidade

 

Viajar de avião pode sair mais barato do que de trem – mesmo com o Eurail.

O Eurail Pass, o passe com o qual você pode viajar por um certo número de países, durante um determinado tempo (o site explica direitinho como funciona) era a salvação dos mochileiros dos velhos tempos. Mas, na última década, a Europa tornou-se o continente mais barato para se viajar de avião, graças a uma explosão de companhias aéreas low cost. Com isso, as longas viagens noturnas de trem (que exigem o pagamento de uma taxa extra para quem tem o Eurail) deixaram de valer a pena — tanto pelo perrengue (não há nenhum glamour em dormir numa cabine apertada com quatro mais três estranhos), como pelo tempo gasto e o preço.

 

Os albergues da Hostelling International não são os únicos e, em geral, não são os melhores.

Carteirinha de alberguista? Besteira, gente. A Europa está inundada de albergues muito mais modernos do que os de antigamente, que em sua maioria não são associados à HI e não oferecem desconto para quem tem a carteirinha. Em compensação, incluem vários upgrades nos serviços, que podem ir de quartos e banheiros privativos a café da manhã caprichado, passando por móveis de design.

 

Ficar em albergue não é a melhor pedida para quem viaja em grupo.

Outra novidade da última década foi a explosão de empresas que alugam apartamentos baratos por internet de maneira prática e confiável. Neste post, antiguinho mas muito válido, eu demonstro como ficar em albergue já não é um grande negócio.

 

Viajar sem reservar com antecedência pode ser uma roubada.

Eram bons aqueles tempos em que fazer reserva com antecedência não era necessário nem durante o verão. Mas o volume de jovens com poder aquisitivo para viajar aumentou absurdamente na última década (chineses, russos, indianos, brasileiros… pense bem…). Além do mais, as facilidades para garantir lugar de antemão se multiplicaram por milhões com a internet, que mudou totalmente o modo de prganizar uma viagem. Conclusão, se hoje você deixar para a última hora, em plena alta temporada, corre sério risco de ficar na roubada. Mais vale baixar os aplicativos como hostelworld e booking.com no seu smartphone e fazer bom uso deles. Funciona muito bem.

Continua após a publicidade

 

Soga @drisetti no Twitter

 

 

 

 

 

 

Publicidade