Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Naschmarkt: o Mercado mais tradicional e bacana de Viena

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 15h51 - Publicado em 8 jun 2011, 20h29

Naschmarkt: para fazer uma boquinha

O mercado mais bacana de Viena (e certamente um dos melhores da Europa) está em funcionamento desde 1 780, quando foi fundado por fazendeiros que iam à cidade vender os seus produtos. Em alemão, “nasche” significa algo como “dar uma mordidinha”. No “mercado da mordidinha”, ou seja, Naschmarkt, o espírito é esse mesmo: degustar in loco e não apenas comprar.

Vinho de barril para encher o caneco

O mundo encantado do queijo

“Tem gente que vem aqui como quem não quer nada só para almoçar de graça”, disse a minha anfitriã Simone. Querendo, rola: na medida em que você passa por seus corredores estreitos, os vendedores mexem com os clientes (como nas feiras do Brasil) e oferecem pedacinhos de fruta, queijos, frios, etc, para experimentar. Lindo, não?

O programa mais tipicamente vienense para um sábado de manhã é tomar café ou por lá. Não só fazendo uma boquinha na faixa, mas também nos excelentes restaurantes que ocupam a linha de frente do mercado. Tem japonês, indiano, vietnamita, grego, uma verdadeira vitrine gastronômica do mundo. E não estamos falando de barraquinha improvisadas, mas de lugares bacanas, confortáveis e, em alguns casos, bem elegantes, inclusive.

Continua após a publicidade

Tudo fresquinho

Escolher é duro. Tão duro que acabei optando por comer entrada em um, prato principal em outro e sobremesa em outro. Só para poder experimentar mais de um. A entrada foi a sopa de tomate do Lokanta; como prato principal, sopa de dumplings e rolinhos primavera crus no vietnamita Pho Sai Gon; e para finalizar, um chocolatinho orgânico da fantástica Zotter. Não gastei mais do que € 20.

Sopa de tomate para começar, no Lokanta

Engata segunda com dumplings vietnamitas

Um quê de sofisticação, afinal de contas estamos em Viena

Continua após a publicidade

O mercado fica tao cheio na sábado de manhã por causa do mercado de pulgas. Para quem curte antiguidades, é um delírio. Os vendedores são profissionais do ramo e as peças estão impecáveis.

Socialzinho na hora do almoço

Os corredores estreitos: lotados no sábado de manhã e tranquilos nos dias de semana

Quem não curte uma muvuca pode deixar para ir ao mercado durante os dias da semana. Na hora do almoço, rola um socialzinho de leve. Conheci o mercado das duas maneiras e adorei ambas.

Pro-gra-ma-ço!

Continua após a publicidade

Siga @drisetti no Twitter.

Publicidade