Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Zipolite: a irmã hippie de Puerto Escondido, no México

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 15h49 - Publicado em 20 dez 2011, 00h04

O pôr-do-sol “cósmico” de Zipolite: o mundo precisa de lugares como este, e nós também

Eu já usei sapatilhas chinesas. Fui corajosa o suficiente para sair de casa embrulhada numa saia rodada indiana garimpada na Praça da República. Lamentei ter desperdiçado os anos 70 tentando engatinhar e adaptar-me ao pré-primário. Talvez por isso, ainda nutra certo carinho por lugares como Zipolite.

A uma horinha de carro em direção ao sul, também na costa do Pacífico do estado de Oaxaca, Zipolite é a irmã hippie de Puerto Escondido, também com areias levemente douradas e ondas fortes. Mas por ali os hotéis têm nomes como “LoCósmico” e “Shambhala“.

O Shambhala, diga-se de passagem, tem como facilities uma torre de meditação aberta ao público e não permite o uso de drogas e álcool em seus domínios. Ah! E também oferece programas de detox se você tiver consumido muito disso tudo antes de chegar lá.

Continua após a publicidade

Em Zipolite quase todo mundo circula descalço 24 horas por dia e muita gente anda pela praia como veio ao mundo. Mas você causará muito mais espanto se pedir uma coca-cola ao invés de um suco de rabanete com carambola silvestre.

O jeitão de Zipolite, a irmã hippie de Puerto Escondido

Diversão há: rompantes de apresentações de bongô no meio da rua, espetáculos de circo e festas animadas por psy trance, um ritmo que provoca instintos homicidas e suicidas no meu ser, mas que misteriosamente anda de mãos dadas com o movimento neohippie.

Continua após a publicidade

A acomodação stardard por ali são choupanas de madeira e palha. Algumas são bem estilosas, como a do tal Shambhala e também a do Cósmico. Mas grande parte do resto voaria pelos ares nas primeiras páginas da história dos Três Porquinhos — o que não estaria mal, cá entre nós.

Calma, não desiste não. Você ficaria feliz da vida em Zipolite instalada em um dos bangalôs do lindo eco resort El Alquimista, feitos de madeira e cimento queimado, com camas fofinhas em seus terraços com vista para o mar, na parte mais bacana da praia (por a partir de US$ 45!!!). Também acharia que a vida é bela se jantasse em seu belíssimo restaurante pé na areia, contando estrelas cadentes, à luz de velas.

O mundo precisa de lugares como Zipolite. E de vez em quando até nós, seres urbanos e capitalistas, precisamos dele.

Continua após a publicidade

Siga @drisetti no Twitter.

Publicidade