Blog Guia Quatro Rodas

As Melhores Estradas do Brasil (2011)

por Guia Quatro Rodas em
capa do Guia Rodoviário 2011

Guia Rodoviário 2011 - Foto: reprodução

A edição 2011/2012 do Guia Rodoviário está chegando às bancas. Por R$ 24,99, o viajante encontrará a publicação rodoviária mais atualizada do país. Formada por 16 repórteres e editores, nossa equipe percorreu o Brasil de norte a sul, de leste a oeste, trazendo o retrato mais fiel da malha rodoviária brasileira. Em um ano de investimentos fortes no segmento, constatamos algumas boas novidades para o turista.

Peguemos a BR-101 como exemplo: o trecho entre Osório (RS) e Florianópolis (SC) está quase duplicado: faltam alguns quilômetros no estado de Santa Catarina. Na outra ponta do Brasil, as obras de duplicação da estrada seguem forte no Rio Grande do Norte e em Pernambuco – o trecho paraibano foi todo duplicado.
Rodovia dos Bandeirantes

Rodovia dos Bandeirantes, a melhor estrada do Brasil - Foto: Bia Parreiras

Com base nas viagens, montamos um ranking com as melhores e piores estradas pavimentadas do Brasil. Levamos em conta a condição do pavimento, sinalização horizontal e vertical, acostamento e infraestrutura de serviços. Apresentamos, em primeira mão, a lista das melhores rodovias:

1ª) SP-348 – Bandeirantes (São Paulo a Cordeirópolis) – SP

2ª) SP-070 – Ayrton Senna/Carvalho Pinto (São Paulo a Taubaté) – SP

3ª) SP-160 – Imigrantes (São Paulo a São Vicente) – SP

4ª) SP-280 – Castello Branco (São Paulo a Espírito Santo do Turvo) – SP

5ª) SP-340 – Adhemar de Barros (Campinas a Mococa) – SP

6ª) SP-330 – Anhanguera (São Paulo à divisa SP/MG) – SP

7ª) SP-225 – Comendador João Ribeiro de Barros/Eng.º Paulo Nilo Romano (Bauru a Itirapina) – SP

8ª) SP-310 – Washington Luís (Limeira a Mirassol) – SP

9ª) BR-290 – Freeway (Porto Alegre a Osório) – RS

10ª) BR-040 Washingon Luís (Rio de Janeiro a Juiz de Fora) – RJ/MG

A sempre comentada lista das piores rodovias vem no próximo post.

Por Fernando Leite
Comentários (5)
Deixe seu comentário
Nome
E-mail
Comentário (Seu comentário mínimo 5 caracteres )

  • Pingback: As Piores Estradas do Brasil (2011) - Guia Quatro Rodas - viajeaqui.com.br

  • Pingback: Rodovias, um aliado e um inimigo dos motoristas | Blog LM

    • Por: Cris
    • -
    • 11 de agosto de 2011 at 7:55

    Das 10, 8 ficam em SP. Vai dar vergonha ler a lista das piores…

    • Por: Marcio Gregolin
    • -
    • 24 de janeiro de 2012 at 16:43

    Anhanguera como uma das melhores? Só pode estar de brincadeira. Só se for o trecho até Ribeirão Preto, porque dali até na divisa com MG é vergonhoso, sinalização horizontal gasta, ondulações na pista, e até alguns buracos. Para uma rodovia pedagiada, inadmissível. Entre Limeira e Ribeirão Preto, existem ainda muitas ondulações, sinto o carro pulando o tempo todo. Apesar de não ter buracos, não tem suspensão que aguente o carro pulando na estrada toda. Serviços prestados? Tomara que vc nunca precise de uma ambulância da Autobann quando sofrer um acidente… Porque elas estão sempre “ocupadas”.

    Por exemplo, a PR 151 é melhor que a Anhanguera, principalmente no trecho entre Jaguariaíva e Ponta Grossa. Ali sim dá gosto de andar, e o serviço da CCR Rodonorte tem até frases educativas ao longo da rodovia.

    • Por: ODAIR CARLOS LEITE
    • -
    • 2 de abril de 2012 at 8:10

    NO BRASIL GIGANTE EM TERRITÓRIO COM ESPAÇO AMPLO EM TODAS AS DIREÇOES E MESMO ASIM O QUE VEMOS SÃO AS NOSSAS ESTRADAS MUITO CANHADAS E COM EXCESSO DE CUAS ONDE DEVERIA SER MAIS RETAS E CM ESPAOÇAMENTO MAIOR ENTRE AS PISTAS POIS É COMUM O USO DE MOTOS E ELAS ASSAM MUITO REBTE AOS GRANDS VEÍCULOS EM CIRCULAÇÃO CAUSANDO MAIOR NÚMEROS DE ACIDENTES COM ESSE VE´CULS PARECE NA~O HAVER PREOCUPAÇÃO DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS EM RECER O CONCEITO DE SE FAZER E OU AMPLIAR A LARGURA DE CADA FAIXA DE ROLAMENTO URBNOS E RURAIS E ACABAM SÓ PONDO A ”CULPA” NA PINGAIDA QUE DIRIGEM POR AÍ SE HOVESSE MAIS ESPAÇO NÃO BATERIAM ACREDITO EU …. TKS