Por dentro do Rio

CCBB-Rio: sempre um bom programa

por Constance Escobar em

Volta e meia me pego na ladainha de que a programação cultural do Rio de Janeiro poderia ser mais intensa. Aliás, merecia ser. Afinal, uma cidade que foi – e ainda é – berço de muitos dos grandes artistas desse país e de tantos movimentos importantes merecia mais iniciativas no cenário cultural. Penso em São Paulo e tenho a impressão de que estamos comendo poeira… Basta comparar a engrenagem do SESC lá e cá e fica mais ou menos claro o que quero dizer… Mas, se há dois lugares que sempre que visito me deixam a sensação de que nem tudo está perdido, esses lugares são o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sobre o qual falei recentemente nesse post aqui, e o Centro Cultural Banco do Brasil, o CCBB-Rio, sobre o qual falo um pouquinho hoje. É claro que há muitos outros espaços igualmente relevantes, mas esses dois me são especialmente caros.

O Municipal é, pra mim, a casa da música por excelência. Dei a ele essa medalha e, pelo menos no meu pódio, ninguém tasca. E o CCBB, bem o CCBB tem a bravura de atravessar o ano reunindo, incansavelmente, algumas das mais interessantes programações que os cariocas têm à sua disposição. Já ouvi, dos bastidores, de quem trabalha com arte na cidade, muitas queixas sobre a administração do lugar. Mas, não conheço a fundo nem posso julgar essas questões. Do ponto de vista da plateia, aplaudo com entusiasmo.

Entrar naquele edifício histórico, que é uma verdadeira joia, por si só, já é uma experiência. A belíssima arquitetura imprime nos olhares dos visitantes o encantamento com o que se vê. A sensacional claraboia, que permite que a luz natural invada o ambiente, funciona como um ímã: todos os pescoços naturalmente se espicham em direção a ela. Não há quem entre ali e não pare, ao menos, uns poucos segundos pra olhar pro alto e admirar.

Mas o CCBB-Rio não é só um corpinho bonito. Tem conteúdo pra dar e vender. Há sempre belos programas em torno de todas as formas de arte – música, cinema, artes plásticas, literatura, teatro. O suficiente pra garantir que a agenda de qualquer carioca interessado em cultura, minimamente, não caia na monotonia.

Nesse momento, por exemplo, está em cartaz uma exposição que traz um belo panorama da vida, da personalidade e da obra da ousada Anita Malfati, pintora que foi precursora do modernismo brasileiro.

Vale dar uma conferida também na mostra Zeróis: Ziraldo na Tela Grande, em que o cartunista vai além das tirinhas e traz seus super-heróis sob a forma de ilustrações em telas, esbanjando humor.

Enfim, isso é só uma pincelada no que acontece por lá nesse momento. O fato é que há sempre muitos bons motivos pra ir ao CCBB-Rio. É só escolher o seu.

CCBB – Av. Primeiro de Março 66 – Centro

http://www.bb.com.br/portalbb/home21,128,128,0,1,1,1.bb

As atualizações do blog você também acompanha no meu twitter

Comentários (10)
Deixe seu comentário
Nome
E-mail
Comentário (Seu comentário mínimo 5 caracteres )

  • Por: Virginia Lucia
  • -
  • 2 de setembro de 2010 at 12:23

Constance, compartilho desse seu entusiasmo com o CCBB-RJ. A casa de chá de lá também é uma graça, não? Acompanho o CCBB desde a inauguração e, apesar de continuar com programação excelente, penso que houve uma ligeira queda na qualidade. Vou passar lá esse fim de semana!

  • Por: Constance Escobar
  • -
  • 2 de setembro de 2010 at 13:33

Virginia, sabe que tem bastante tempo que não vou ao salão de chá do CCBB? Preciso voltar lá em breve pra ver como está…

  • Por: Edson
  • -
  • 2 de setembro de 2010 at 14:22

Lembro que há uma programação excelente, relativamente pouco divulgada, que é o Música no Museu, incluindo o teatro do CCBB. Nesse ponto acho que não ficamos a dever nada a ninguém. Quem tiver curiosidade, veja o link abaixo:
http://www.musicanomuseu.com.br

  • Por: Constance Escobar
  • -
  • 3 de setembro de 2010 at 17:55

Você tem razão, Edson. Bem lembrado. O Música no Museu é um belo projeto mesmo.

  • Por: a636535
  • -
  • 11 de novembro de 2011 at 3:47

I’ve said that least 636535 times. The problem this like that is they are just too compilcated for the average bird, if you know what I mean

  • Por: a826596
  • -
  • 11 de novembro de 2011 at 3:48

I’ve said that least 826596 times. The problem this like that is they are just too compilcated for the average bird, if you know what I mean

Soon after the release of her first group of dates in the United kingdom uk, Britney has achieved unprecedented demand for tickets. She is likely to be operating twenty one of her smash hits this includes 2 surprise tracks

I appreciate the insightful post. Thanks.

Britney Spears has added an extra four additional schedules to her forthcoming England uk tour. The pop celeb, who definitely will be bringing her Femme Fatale tour right onto British shores around October

  • Por: Elísia furtado
  • -
  • 23 de fevereiro de 2013 at 0:05

Sou estudante de Turismo e estou tendo dificuldade para encontrar na internet algo que fale s/ a arquitetura interior do CCBB/RJ. Gostaria de saber qual estilo arquitetônico de seu interior, qual o artista, tudo s/ as colunas, rotunda, claraboia e etc. preciso fazer um trabalho para a cadeira de História da Arte e meu tema é o interior do CCBB, por favor me ajudem. Onde posso encontrar