Viajar Bem e Barato

Fotolog Maldivas: o mar mais azul do mundo (e o fundo dele)

por Rachel Verano em

Antes de ver de perto eu achava que aquele azul do mar das Maldivas que aparece em 100% das fotos era truque de Photoshop. Não é. Nunca vi nada tão transparente e nem tão impressionante em toda a minha vida. Os barquinhos de madeira parecem voar.

O mergulho também é dos melhores do mundo. E o melhor: não custa muito mais caro do que em outros lugares, o que é uma boa novidade em se tratando do universo dolarizado das Maldivas. Cada saída custa pouco mais de US$ 50, com equipamento e barco incluídos. E todo, todo resort tem a sua própria operadora (pelo menos todos que eu pesquisei – e não foram poucos). Como os corais estão bem pertinho das ilhas, basta colocar a cara na água para ver tubarões como esse aqui:

Um pouquinho mais fundo e os tubarões leopardo já dão as caras:

E a festa começa, com peixes-palhaço…

… moréias…

… arraias…

Mas o que 100% dos mergulhadores buscam nas Maldivas é o maior peixe do mundo, que pode medir absurdos 15 metros: o tubarão baleia. Confesso que 50% da minha vontade de ir para lá era pode ver de perto o bichão. E não é que ele só apareceu nos 45 do segundo tempo? Só no último mergulho do último dia.

Mas esse, que tinha entre 4 e 6 metros, não veio sozinho. Logo na sequência apareceu outro com o dobro do tamanho. A criatura é a coisa mais doce do mundo, e o seu nado suave é emocionante.

Outras criaturas fascinante das maldivas são as mantas, mas essas só aparecem perto da ilha onde eu estava entre dezembro e abril. Bom, fica aí um motivo a mais para querer voltar logo… :-)