Viajar Bem e Barato

Aplicativo para viagem: medidas de roupas e sapatos pelo mundo

por Rachel Verano em


Quase todo mundo já deve ter passado por isso: você está viajando, gosta de um tênis, entra na loja e – detalhe básico – não sabe que número pedir ao vendedor. Isso acontece porque cada país adota regras muito próprias  quanto à numeração de roupas e sapatos. Os tamanhos a que estamos acostumados no Brasil jamais serão os mesmos nos Estados Unidos, na Europa ou no Japão, por exemplo.

Para facilitar a vida dos turistas no famoso “dia livre para compras” :-), existe um aplicativo em inglês genial para iPad, iPhone e Android: o Convert Clothes. Depois de baixar (gratuitamente), basta inserir os dados do seu guarda-roupa que ele dá os tamanhos correspondentes em vários destinos do mundo.

Mas… embora seja uma mão na roda, o Convert Clothes não é perfeito para brasileiros por um único motivo: as nossas medidas não fazem parte do banco de dados. Mas como basta inseri-las uma vez, não custa fazer a conversão para uma das medidas-padrão, né? A partir daí fica fácil, fácil. Para dar uma mãozinha, aqui vai uma tabela simples de conversão de medidas de peças-chave do Brasil para os Estados Unidos (para a grande maioria do que não está aqui vale o clássico P = S, M = M, G = L):

SAPATOS FEMININOS
34 = 6
35 = 6,5
36 = 7,5
37 = 8,5
38 = 9
39 = 9,5
40 = 10

SAPATOS MASCULINOS
36 = 6
37 = 7
38 = 7,5
39 = 8
40 = 8,5
41 = 9
42 = 10,5

ROUPAS FEMININAS
36 = 6
38 = 8
40 = 10
42 = 12

As medidas, claro, valem como referência – até porque pode haver diferenças de uma marca para a outra. Mas que já é meio caminho andado, isso é. ;-)

(foto: Oleg Pidodnya/iStock)