Viajar Bem e Barato

Top 5 Provence: onde estão os campos de lavandas mais bonitos

por Rachel Verano em

 

Mar roxo: lavandas no Plateau de Valensole, arredores da cidade de Puimoisson

Pronto. Eis que hoje, depois de mais de um mês de peregrinações em busca dos campos roxos tão típicos da Provence, me deparei com uma imagem aterradora: a de tratores colhendo as flores e deixando os arbustos redondos e simétricos verdinhos de novo. Agora começou a contagem regressiva. Ainda há campos roxos e lindos por toda a Provence, mas eles serão cada vez mais raros até que, em meados de agosto, desaparecerão por completo. E aí, só no ano que vem. Felizmente deu tempo de vasculhar muitos cantinhos especiais da região. E aqui vai uma listinha despretensiosa com os campos de lavanda mais cênicos da Provence, na minha modesta opinião:

A Abadia de Sénanque: perfeita para os retardatários que só chegam do meio de julho pra frente

Abadia de Sénanque
Estes demoram a florir. Monitorei quase semana a semana desde o começo de junho e só agora eles estão roxos de verdade. Trata-se de um dos postais mais clássicos da Provence.
Onde fica: a 4 km do centro de Gordes, no Luberon 

Plateau de Valensole
Campos ondulados a perder de vista, árvores posicionadas estrategicamente entre as fileiras simétricas, campos de trigo em contraste com o verde da lavanda. Aqui estão concentrados os campos que são provavelmente os mais fartos e lindos e fotografados da Provence.
Onde fica: nos arredores da cidadezinha de Valensole, especialmente ao longo da estrada D-8, em direção a Digne-les-Bains

Gorges du Verdon
A região em volta dos cânions deste parque natural são forradas de campos de lavandas que, paraíso dos paraísos, muitas vezes encontra campos enormes recheados de girassóis. 
Onde fica: na região de Alpes de Haute-Provence, nos arredores das cidades de Moustiers-Ste-Marie e Ste-Croix.

Golpe de misericórdia: girassóis e lavandas no Verdon, entre Riez e Moustiers-Ste-Marie

Lagarde d’Apt
Aqui as estrelas são os campos de lavanda selvagem – um pouco mais desordenados, mas mais cheirosos e lindos do mesmo jeito.
Onde fica: ao norte de Apt – para ver alguns dos mais cênicos, siga as placas para o Chateau du Bois, um dos maiores produtores de lavanda da Provence. 

Plateau d’Albion
Aqui cidadezinhas medievais lindas e minúsculas são cercadas por lavandas que deixam tudo ainda mais surreal.
Onde fica: ao norte do Luberon – uma das vilas mais bonitas é Banon. 

MAIS SOBRE LAVANDAS NA PROVENCE:
Olho no calendário: lavandas na Provence!
Caça às lavandas na Provence: agora sim!
Museu da Lavanda: belo achado na Provence