Adelaide

Por Adrian Medeiros Atualizado em 19 jun 2018, 17h15 - Publicado em 22 set 2011, 17h45

Capital do estado de South Australia, Adelaide oferece um pouco de tudo a seus visitantes.

A cidade da Austrália é moderna, lotada de cafés a céu aberto e com muitas áreas verdes. Localizada em uma das extremidades do Golfo de São Vicente, oferta quilômetros de praias aos visitantes.

Ao norte, uma região montanhosa aos poucos vai abrindo espaço para a vegetação desértica e com arbustos do Outback australiano. A cidade é conhecida pelos festivais de música e arte e por abrigar interessantes museus (como o da Migração e o Instituto Nacional da Cultura Aborígene).

De lá também é possível visitar Kangaroo Island, conferir de perto a fauna nativa (cangurus, coalas, equidnas, ornitorrincos) e ainda uma colônia de procriação de leões-marinhos.

A natureza ganha pontos em Adelaide, mas é preciso dizer que muitos turistas visitam a cidade em busca de seus famosos vinhos. A Austrália é a quarta maior exportadora dessa bebida no mundo e o estado de South Australia é responsável por mais da metade da produção.

As principais vinícolas se localizam a poucas horas de carro de Adelaide e são ótimas opções de passeios curtos, de um dia.

COMO CHEGAR

A central de ônibus de Adelaide está conectada às principais rodoviárias estaduais e interestaduais (www.bussa.com.au). Também é possível chegar à cidade de trem (Railway Tce), já que o terminal interestadual de trem possui ligação com diversas cidades importantes. Adelaide está conectada com todas as capitais da Austrália por via aérea. Dentre as companhias que realizam esses voos estão a Qantas (www.qantas.com.au) e a Virgin Blue (www.virginblue.com.au).

HOTÉIS EM ADELAIDE

No pedaço mais agitado do Centro, o The Franklin Boutique Hotel é charmoso e acessível.

Na Victoria Square, o Adina é elegante e ocupa um lindo casarão histórico. Para economizar, aposte no Fullarton Motor Lodge (284 Glen Osmond Rd.).

Veja outras opções de hospedagens em Adelaide no Booking.com

RESTAURANTES

O ótimo Press Food & Wine, do chef Andrew Davies, tem como especialidade carnes grelhadas no carvão e receitas à base de produtos colhidos na sua própria fazenda orgânica.

No Celsius, os ingredientes também são cultivados na propriedade da família do chef Ayhan Erkoc. Na hora do almoço, a boa é o Central Market, o melhor mercadão público do país.

VIDA NOTURNA

O Clever Little Tailor é o lugar certo para provar coquetéis criativos.

Atualizado em outubro de 2015.

LEIA MAIS

Guia de viagem: Austrália

Guia de viagem: Sydney

Um tour pelo melhor da Austrália: praia, deserto, vida urbana e zero estresse

Viaje nas fotos dos patrimônios mundiais da Austrália

Austrália: o roteiro ideal para duas, três ou quatro semanas

Informações ao viajante

Línguas: Inglês

Saúde: É exigida apresentação do Certificado Internacional de Vacinação ou profilaxia contra a febre amarela. Aconselha-se a vacinação com uma antecedência mínima de dez dias antes da partida.

Melhor época para visitar: Depende do tipo de viagem a que o turista se propõe. A Austrália vive as estações do ano simultaneamente ao Brasil. Como o sol costuma castigar os visitantes no verão, lembre-se do filtro solar. De outubro a março, um friozinho pode até frustrar as expectativas de praia no sul.

Publicidade