Praia do Forte

Cidade

Mapa
Ver no mapa:
|
|
 
PREVISÃO DO TEMPO

Fonte: Climatempo

A charmosa vila de Praia do Forte continua sendo um dos pontos mais badalados do litoral baiano. A preocupação com a preservação ambiental – herança do primeiro projeto de ecoturismo do Brasil, o Praia do Forte Eco Resort, inaugurado ali na década de 80 – ainda norteia o desenvolvimento do lugar. Praia do Forte abriga a principal unidade do Projeto Tamar, responsável pela preservação das tartarugas marinhas, além de uma base do Instituto Baleia Jubarte. Depois de curtir apraia, o melhor programa é passear pela Avenida ACM, que concentra restaurantes, bares com música ao vivo e lojas.

Um passeio muito popular para quem vem até aqui é a Reserva de Sapiranga, um dos últimos vestígios da Mata Atlântica na região, onde é possível fazer caminhadas e navegar de barco e caiaque. As ruínas do Castelo Garcia d'Ávila também são bem interessantes, assim como a Expedição do Imbassaí (uma mistura de safári, canoa canadense e caminhada) e excursões de quadriciclo e voos panorâmicos de avião.

Apesar do pequeno diminuto, este distrito de Mata de São João, à beira do Lago Timeantube, é o mais bem estruturado da Linha Verde (trecho do litoral baiano ao norte de Salvador). Ótimo para famílias com crianças pequenas, possui hotéis que vão dos confortáveis Tivoli Eco Resort, Iberostar Bahia e Iberostar Praia do Forte à pousadas simples e bacanas, boa parte delas próxima à praia.

COMO CHEGAR

O aeroporto mais próximo à Praia do Forte é o internacional de Salvador (Deputado Luis Eduardo Magalhães). A distância de 60 km é coberta em cerca de 50 minutos. Quem vai de carro, basta pegar a BA-099, a Estrada do Coco, rumo ao norte. Quem vem do norte, o acesso é feito pela Linha Verde.

Vários hotéis e resorts arranjam serviços de traslado a partir do aeroporto, assim como a maioria das agências de viagem. Também é possível fazer o transfer a partir do centro de Salvador ou do aeroporto com a Baiano Turismo (71/3497-9282), Bahia Vip Tours (71/3252-1598) e Praia do Forte Táxi Especial (71/9616-2712). Os valores começam em R$ 150 por trecho.

De ônibus, a partir da capital, com parada no aeroporto, a viação Expresso Linha Verde (71/3460-2050) tem múltiplas saídas direto para a Praia do Forte ou até o Terminal Rodoviário de Mata de São João.

COMO CIRCULAR

Para quem está hospedado na vila, as principais atrações e os serviços estão todos acessíveis a pé. Para quem está hospedado em resorts e hotéis mais afastados, um carro ou táxi é necessário. Receptivos oferecem passeios até a vila a partir de R$ 30 por pessoa, incluindo ingresso para o Projeto Tamar.

ONDE FICAR

Além da boa quantidade de pousadas na vila, ótimas para quem quer ficar perto de restaurantes, comprinhas e do agito, Praia do Forte se destaca por seus competentes resorts que funcionam no sistema all-inclusive. Os dois Iberostar ficam um pouco afastados do centro, mas possuem estrutura completa e muita gente passa toda a estadia sem sair deles. O maior destaque vai para o confortável Tivoli, com uma ótima orientação sustentável e com todos os apartamentos voltados para o mar.

COMPRAS

Artesanato de Palha - em um quiosque simples na Praça da Música, artesãs vendem chapéus, bolsas, carteiras e jogos americanos feitos com palha de piaçava. São produtos típicos dos povoados próximos a Praia do Forte, como Vila do Diogo e Praia de Santo Antônio.

Comente