Goiânia

Cidade

Mapa
Ver no mapa:
|
|
 
PREVISÃO DO TEMPO

Fonte: Climatempo
  • goiania.go.gov.br
  • 1.301.892 hab
  • 62
  • Goiás

  • Brasília, 211 km, Campo Grande, 868 km, Belo Horizonte, 896 km, Palmas, 898 km, São Paulo, 914 km, Cuiabá, 936 km, Rio de Janeiro, 1314 km, Salvador, 1707 km

Muito procurada pelo público corporativo, Goiânia tem belos parques e boas opções de restaurantes, principalmente no Setor Marista (aqui, os bairros são chamados de "setores"). É uma cidade planejada, erguida nos anos 1930 – o que explica o grande número de edifícios art déco no Centro. Para os forasteiros, se perder é praticamente inevitável: as largas avenidas arborizadas até servem de referência, mas as ruas numeradas não seguem uma ordem lógica aparente – muitas delas são circulares ou semicirculares, o que tira a lógica dos quarteirões. Nem mesmo os moradores conhecem todas as vias pelos números: o melhor a fazer ao pedir informações é dizer o nome do local que você quer visitar ou procure as placas da Praça Cívica – que dá acesso a todos os bairros.

Localizada a 211 km da capital nacional, Goiânia possui vários parques, muito agradáveis, com uma animada atmosfera social, com muitas famílias e jovens caminhando em seus arredores. Há, hoje, 94 km2 de área verde por habitante, o que coloca a capital goiana na lista das mais arborizadas do país. Entre um passeio e outro, não faltam opções de bares, sorveterias, cafés e restaurantes, a maioria instalada nos setores Bueno e Marista.

Goiás é o ponto de partida ideal para explorar o interior goiano, visitando a cidade de Goiás, listada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, e Pirenópolis.

COMO CHEGAR

Rodoviário -- Saindo de Brasília, pegue a DF-075 até a BR-060. Siga por 108 km até Anápolis, já em Goiás, onde deverá sair pela BR-153 – continuação da BR-060 –, chegando à capital goiana. De ônibus, companhias como a Viação Goiânia (www.viacaogoiania.com.br) e a Viação Araguarina (www.araguarina.com.br) possuem várias saídas diárias ligando Goiânia à capital nacional (a viagem dura cerca de 3 horas). Para Pirenópolis, uma das opções é a Viação Goianésia (www.viacaogoianesia.com.br, 2h de estrada). A Nacional Expresso faz o trajeto São Paulo-Goiânia (16 horas de viagem).

Aéreo -- O Aeroporto Santa Genoveva recebe voos das principais capitais e fica próximo à BR-060, que dá acesso a Brasília, e à BR-153, que leva a Pirenópolis. Azul, Gol e Tam possuem voos diretos.

ONDE FICAR

Na classificação do GUIA QUATRO RODAS, alguns hotéis de Goiânia receberam o selo “Escolha do Guia”: Castro's Park, Blue Tree Towers, Comfort Suites Flamboyant, Plaza Inn Executive e Santos Dumont. Lembre-se que o público corporativo lota os hotéis durante a semana. Eventos podem enchê-las ainda mais -- a Exposição Agropecuária de Goiás, em maio, é uma deles. Em qualquer época, a temperatura fica em torno dos 22 graus.

COMIDA TÍPICA

Cozinha Goiana Une ingredientes locais, sabores indígenas e a influência dos paulistas, que buscaram ouro em Goiás no século 18, para criar receitas típicas. O pequi, fruto do Cerrado, é usado na galinhada e na composição de um licor servido após as refeições (cuidado ao consumi-lo, pois o fruto esconde espinhos abaixo da polpa). Outras receitas comuns: empadão goiano (frango, carne de porco, linguiça, palmito de guariroba e quijo), peixe na telha, arroz-de-puta-rica (com carnes defumandas), arroz com suã (espinha de porco), angu (milho verde ralado e cozido na água até engrossar) e leitão a pururuca. Onde comer: Chão Nativo I, Chão Nativo Bueno, Cabaça de Mel e Banana Menina.

SUGESTÃO DE ROTEIRO: Roteiro rodoviário Planalto Central

Comente