Alcântara

Cidade

Mapa
Ver no mapa:
|
|
 
PREVISÃO DO TEMPO

Fonte: Climatempo
  • 21.852 hab
  • 98
  • Maranhão

  • São Luís, 53 km (1h15 de barco)

Boa para passeio de um dia desde São Luís, Alcântara já foi uma das cidades mais ricas do Maranhão entre os séculos 18 e 19, mas muito do patrimônio histórico se perdeu. Vestígios do passado podem ser vistos em sobrados coloniais cobertos por azulejos portugueses, nas ruínas do mercado de escravos Palácio Negro e no prédio da prefeitura, onde funcionou uma cadeia pública no século 18. Defronte à Praça do Pelourinho estão as ruína da Igreja Matriz de São Matias e o interessante Museu Histórico, um belo exemplar da arquitetura de época.

Junto à igreja de Nossa Senhora do Carmo ficam os restos de dois palacetes construídos por famílias aristocratas rivais para receber o imperador Dom Pedro II. Uma fortuna foi despejada nas obras dos Barões de Pindaré e Mearim, mas o monarca nunca chegou a passar por Alcântara e elas foram posteriormente abandonadas, simbolizando o ocaso da cidade. Parte dessa história de decadência é extraordinariamente narrada na obra Noite Sobre Alcântara, do imortal Josué Montello.

Além do passeio  pelas igrejas e construções do Centro, o passeio é complementado pelas praias dos arredores. Não são nada espetaculares, mas equilibram o passeio entre cultura e natureza.

A distante base de lançamento de foguetes é fechada para a visitação -- mas maquetes de espaçonaves que saíram dali estão na Casa de Cultura Aeroespacial.

COMO CHEGAR

De São Luís, há duas maneiras de chegar à cidad: de lancha (Nova Tur, 4141-1562, R$ 90, inclui traslado do hotel até o porto e guia turístico), com saídas às 8h e retorno às 17h (os horários podem mudar em função da maré, que é bastante significativa); ou por balsa (Terminal Hidroviário, 3232-0692, R$ 12), com saídas às 7h e 9h30 e retorno às 8h30 e 16h. As embarcações partem da Rampa Campos Melo.

COMO CIRCULAR

A cidade é pequena e a maioria das construções históricas mais interessantes estão a curta distância uma das outras.

RECOMENDADOS PELO Logo-guia