Roteiro Rodoviário – Serra Capixaba
Alto Caparaó
Cidade

Ver no mapa:
- altocaparao.mg.gov.br
- 5.297 hab
- 32
- Minas Gerais
Caratinga, 127 km, Muriaé, 139 km, Vitória, 269 km, Juiz de Fora, 299 km, Belo Horizonte, 338 km, Rio de Janeiro, 455 km
Aqui fica a principal entrada para o Parque Nacional do Caparaó, cuja grande atração é a trilha até o Pico da Bandeira (2 892 m), terceira montanha mais alta do Brasil – atrás apenas do Pico 31 de Março (2 972 m) e do Pico da Neblina (2 993 m), ambos no Amazonas. Nos arredores, há cachoeiras que podem ser exploradas em passeios de jipe. Alto Caparaó tem a melhor estruturapara visitar a região: os hotéis indicam guias e ajudam na locação de equipamentos de camping.
COMO CHEGAR
Alto Caparaó está quase no meio do percurso entre Vitória (256 km) e Belo Horizonte (338 km) pela BR-262. De Vitória, suba a serra até o trevo de Reduto; entre à esquerda e percorra 20 km em direção a Alto Jequitibá. Dali, são mais 14 km. Todo o trajeto tem pista simples conservada.
COMO CIRCULAR
O Parque Nacional é a razão de visitar Alto Caparaó. O portão principal da atração fica a 700 metros do Centro. O acesso é calçado e bom para veículos e caminhantes (média dificuldade). Pousadas e restaurante ficam espalhados pelo Centro e próximos entre si.
