Caruaru

Por Adrian Medeiros Atualizado em 19 dez 2016, 11h47 - Publicado em 9 set 2011, 20h06

“De tudo que há no mundo, nela tem pra vender.” na voz de Luiz Gonzaga, os versos de Onildo Almeida se tornaram a mais precisa descrição da Feira de Caruaru. A gigantesca feira livre, que se espalha pelo Parque 18 de maio, compete com o hiperbólico São João (com quadrilhas, bandas de pífano e muita comida típica) pelo título de principal atração da cidade. O que há de melhor no artesanato local está no bairro alto do moura, nos ateliês de mestre Vitalino e de Mestre Galdino.

COMO CHEGAR

Saindo da capital Recife, utilize a BR-232 – com um pequeno trecho de serra antes de Gravatá. Partindo da rival de festa junina, Campina Grande, na Paraíba, pegue a BR-104.

COMO CIRCULAR

Se o seu objetivo for fazer compras nos ateliês de Caruaru, seu destino é a Rua Mestre Vitalino, no Alto do Moura, a 7 km de distância do centro. Os preços variam de acordo com as peças. A Feira de Caruaru acontece na Praça 18 de Maio, a seis minutos do Museu do Barro e Forró (Praça Coronel José de Vasconcellos, 100).

FESTA JUNINA

A festa de São João em Caruaru tem quadrilhas de até quatro mil pessoas, além de várias barracas com comidas típicas da época. A programação começa ainda em maio e vai até o fim de junho. As apresentações das bandas de pífano são um dos pontos altos da festa.

Publicidade