Vancouver

Cidade

Mapa
Ver no mapa:
|
|
 
PREVISÃO DO TEMPO

Fonte: Climatempo
  • www.tourismvancouver.com
  • 578.000 hab
  • 604
  • -5h (horário de Brasília)

  • Toronto 4203 km, Seattle 227 km, Whistler 123 km

Ver outros destinos em Canadá »

Se Toronto for a São Paulo do Canadá, Vancouver é o Rio de Janeiro. Uma daquelas cidades que é bonita sem fazer esforço, é abençoada por mar, montanhas, florestas e rios. Aqui se vive sempre com um pé nas delícias de uma vida urbana sofisticada e outro na natureza. Talvez por isso Vancouver tenha sido eleita a melhor cidade do mundo para se viver pela revista The Economist em 2011.

Sede das Olimpíadas de Inverno de 2010, Vancouver conta com três principais montanhas – Grouse, Cypress e Seymour – onde se pode fazer trilhas durante o verão e esquiar no inverno. O mais amado espaço verde de Vancouver é o Stanley Park, a passos do centro da cidade, famoso por um caminho a beira do mar com mais de oito quilômetros. Tem também o renomado Vancouver Aquarium, lar para diversos animais marinhos. A cidade é ponto de partida ideal para explorar a região, como as florestas da grande ilha de Vancouver e os fiordes que recortam o litoral. Isso para não mencionar a proximidade da cidade com alguns dos melhores resorts de esqui do planeta, em Whistler.

Depois de sua natureza, o aspecto mais marcante de Vancouver é sua gente. Aqui se encontra pessoas de todos os cantos do mundo devido ao grande incentivo canadense à imigração. Esta diversidade está refletida nos restaurantes que existem na cidade, com destaque para os restaurantes chineses. Há quem garanta que Vancouver tem a melhor comida chinesa deste lado do Pacífico.

Natureza, esporte e boa comida: Vancouver é realmente para quem gosta dos prazeres da vida.

COMO CHEGAR

Aéreo - Vancouver é servida por um aeroporto internacional com voos principalmente da Air Canada. Como não voos diretos entre a cidade e o Brasil, as alternativas mais comuns são conexões via Toronto ou, através dos Estados Unidos, com companhias como American Airlines, Delta e United. Esta segunda opção significa que você necessitará de um visto de trânsito e que a viagem ficará um pouco mais demorada, mas, dependendo da época do ano, o preço compensa. Daqui também partem voos para boa parte do Canadá, EUA e países asiáticos e do Anel do Pacífico.

O aeroporto internacional de Vancouver, YVR,  fica na vizinha cidade de Richmond e fica a 30 minutos de carro ou ônibus do Centro. O táxi é o melhor meio de fazer esse trajeto se você viaja em grupo, ao preço médio de US$ 31. Há também um ônibus que liga o aeroporto aos principais hotéis da cidade por US$ 25, mas é mais lento; neste caso o trajeto leva cerva de 45 minutos. O serviço Canada Line da SkyTrain é uma opção barata e rápida para chegar ao centro, a Richmond e localidades suburbanas

Ferroviário - Localizada na Costa do Pacífico do Canadá, Vancouver é praticamente o ponto final de vários serviços de trem da principal companhia nacional, a Via Rail. Seu serviço mais conhecido é o The Canadian, também conhecido como Expresso Trans-Canadense, que sai de Toronto e leva mais de três dias para chegar ao seu destino, passando por Winnipeg, Edmonton e Jasper. Dividido em duas classes básicas (econômica, com assentos reclináveis, e super sleeper, confortáveis cabines que incluem até chuveiros compartilhados), é uma viagem e tanto, principalmente na seção das Montanhas Rochosas.

A cidade também está conectada com o resto do país e o noroeste dos EUA (principalmente Portland e Seattle) através de ônibus e trens tanto da Via Rail como da norte-americana Amtrak.

COMO CIRCULAR

O metrô de Vancouver não é 100% subterrâneo. Por isso, não costuma ser chamado de metrô e sim de SkyTrain, o nome da empresa que presta o serviço. São três linhas principais: Expo Line, Millenium Line e Canada Line. O transporte público é dividido em três zonas que cobrem o Centro e grande parte do subúrbio.

ONDE COMER

Como uma cidade com uma grande comunidade asiática (chineses, vietnamitas, japoneses e coreanos), a cozinha oriental é fortemente representada nos restaurantes de Vancouver. Ótima qualidade e variedade. A cidade foi precursora do movimento Ocean Wise, que visa a produção sustentável de pescados e frutos do mar. Restaurantes participantes exibem, com orgulho, o símbolo do programa em seus cardápios. Além disso, a cidade está a cerca de 400 quilômetros de Okanagan Valley, o segundo maior polo produtor de vinhos do Canadá, depois da região de Niágara, o que garante bons rótulos também por aqui.

Comidinhas de rua são outro destaque local. Tudo começou quando chefs renomados e uma nutricionista bolaram um programa para oferecer comida de qualidade nas carrocinhas. O resultado? Um boom de boas ofertas -- as originais e cópias elaboradas por outros chefs famosos. Hot-dogs têm agora versões invocadas como o Japadog e o fish & chips britânico tomou conta de Vancouver.

EXPERIÊNCIAS OBRIGATÓRIAS

- Assistir a um jogo de hóquei do time local, os Vancouver Canucks;

- Explorar a imensa área verde do Stanley Park;

- Provar os hot-dogs do Japadog;

- Esquiar na vizinha cidade de Whistler;

- Ver o que é arvorismo de verdade nas pontes Capilano.

Informações ao viajante
  • Inglês
  • Dólar Canadense
  • 1800-463-6656
  • Há três tipos de visto: entrada única, válido por seis meses; entradas múltiplas, válido por três anos e visto de trânsito de até 48 horas. Mais informações no Consulado Canadense em São Paulo.
  • Para entrar no Canadá, nenhuma vacina é obrigatória.
  • Avenida das Nações, Quadra 803, Lote 16, Brasília (DF)
    (61) 3424-5490
Entre Abril e Outubro Vancouver é uma das cidades com clima mais agradável do planeta e ainda tem a vantagem de não ter um inverno tão rigoroso como o resto do país. .
Comente