Abu Dhabi

Cidade

Mapa
Ver no mapa:
|
|
 
PREVISÃO DO TEMPO

Fonte: Climatempo
  • www.visitabudhabi.ae/en/
  • 896.000 hab
  • 2
  • +7h (horário de Brasília)

  • Dubai150 km, doha 682 km

Ver outros destinos em Emirados Árabes Unidos »

Nos últimos anos, Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos tem passado por uma expansão imobiliária, semelhante ao que ocorreu com Dubai. Abundam por ali exemplos de construções modernas e algumas delas podem ser observadas em um passeio à beira-mar pelo calçadão da The Corniche Beach. De impressionante opulência, o Emirates Palace Hotel, com 362 suítes, custou US$ 3 bilhões e é considerado um dos mais caros do mundo. A região abriga ainda campos de golfe, marinas e o parque temático Ferrari World. Dividida entre os costumes da religião islâmica e o glamour dos carros importados que desfilam por suas avenidas, a tradição tem endereço certo na Heritage Village, a réplica de uma vila que retrata o estilo de vida da população antes da era do petróleo. Casas antigas, passeios de camelo, tendas para venda de artesanato e até um museu compõe o cenário. Na Mesquita Sheikh Zayed, os visitantes ficam de queixo caído com o maior tapete persa do mundo no grandioso templo com capacidade para 40000 pessoas. Quem gosta de compras, encontra muita diversão nas lojas e principalmente nos souks, os mercados árabes que vendem de tudo. Não se deixe enganar: embora o filme Sex and the City 2 seja “ambientado” em Abu Dhabi, as filmagens ocorreram no Marrocos.

Para um dia rápido de passeios, embarque em um city tour, em um ônibus de excursão Big Bus ou faça um acordo com um táxi para seguir um circuito básico: a manhã na Grande Mesquita Sheikh Zayed, a tarde em Yas Island (onde estão a marina e a Ferrari World) e o comecinho da noite ao longo do Corniche.

Uma opção bacana para quem tem mais tempo é visitar a cidade-oásis de Al Ain, junto à fronteira com Omã. Ali você conhecerá um mercado de camelos, edifícios históricos e museus ligados à monarquia local e um interessante parque zoológico.

COMO CHEGAR

Abu Dhabi conta com um moderno aerporto internacional (AUH; www.abudhabiairport.ae), distante 20 minutos do centro de carro ou táxi. De transporte público, a alternativa mais barata, basta pegar o ônibus verde e branco 901. Ele parte a cada 40 minitos, 24 horas por dia, e custa apenas 3 AED. O trajeto leva 45 minutos do terminal até o Centro. Para quem estará hospedado em Dubai o mais fácil é negociar traslados com os hotéis ou pegar um táxi (US$ 65).

Se preferir alugar um carro, próximo aos terminais estão os guichês de companhias como Budget, Hertz e Europcar.

Para quem viajar com a companhai Etihad Airways, o traslado até seu hotel é uma cortesia, desde que esteja viajando através de primeira classe ou executiva.

COMO CIRCULAR

Abu Dhabi é uma cidade para carros, com boas estradas e ruas. A movimentada E11, até Dubai, é uma rodovia muito movimentada, com trânsito pesado nos horários de pico. Caso não tenha alugado um carro, o melhor meio de transporte (apesar da existência de várias linhas de ônibus) é o táxi. Os valores cobrados são bem aceitáveis, para não dizer baratos. Afinal, como não dá para imaginar, gasolina não é problema por aqui.

ONDE FICAR

Abu Dhabi é uma cidade enorme, com hotéis espalhados por todo seu perímetro. Há alguns bons endereços de bandeiras internacionais próximos ao aeroporto e à Grande Mesquita, mas neles você fica com oferta limitada de serviços, compras e restaurantes, estando totalmente dependente de transporte público ou táxi. Regiões mais isoladas, como Saadiyat e Yas possuem elegantes opções, como o modernoso Yas Marina, sob o qual passa uma das curvas do autódromo de Fórmula 1, e elegantes vilas, ideais para estadas prolongadas. Se gosta de ficar próximo ao burburinho (e de shoppings, restaurantes, praças e bancos), a opção é não se distanciar do Corniche, a área considerada como centro da cidade. Aqui estão um Mercure, o Sheraton e o Crowne Plaza, além de várias opções para os mais diversos orçamentos. Uma outra área interessante fica a oeste da Corniche. Além do super-elegante e exclusivo Emirates Palace (quem não puder ficar aqui tente ao menos reservar uma mesa para o jantar), a região abriga um Hilton e o InterContinental.

ONDE COMER

A cidade conta com um bom número de expatriados que deram formas, cores e aromas interessantes ao cenário gastronômico da cidade. De elegantes casas francesas a simples (mas interessantes) restaurantes com especialidades variadas -- principalmente árabe, chinesa, paquistanesa, iraniana e indiana --, você encontrará de tudo um pouco. Uma boa pedida é experimentar o chá da tarde de alguns elegantes hotéis, onde você poderá provar um pouco do bom serviço da região.

Informações ao viajante
  • Árabemas toda a indústria turística domina o inglês
  • Dirham
  • Necessário, válido por 30 dias. Emitido através de agência ou diretamente na embaixada
  • Recomenda-se certificação Internacional para Febre Amarela
  • SHIS QI 05 CHÁCARA 54 - Lago Sul, Brasília / DF
    61 3248 0717
De novembro a março, quando as temperaturas estão mais amenas
Comente