Nancy

Por Adrian Medeiros Atualizado em 19 jun 2018, 17h12 - Publicado em 20 ago 2012, 17h34

O impressionante conjunto arquitetônico de Nancy, que reúne amostras de diferentes épocas (dos séculos 16 ao 18) e estilos (gótico, barroco), é patrimônio da Unesco e o principal atrativo da cidade. O marco central é a Stanislas, a primeira – e para muitos, a mais bela – praça real francesa, concluída em 1755 para unir as partes antiga e “nova” da cidade. No mesmo período foi encomendado o Arco de Triunfo em homenagem a Luís XV. Já a parte mais velha teve a maioria de suas edificações mais importantes executadas na Idade Média. Entre elas a porta de la Craffe, uma fortaleza protetora do final do século 14 cujas torres redondas, mais tardes adornada com detalhes góticos e clássicos, lembra os fantasmagóricos castelos do Leste Europeu. Com moderno sistema de transportes e uma população de aproximadamente 100 mil habitantes – quase um terço são estudantes – Nancy é também referência artística. Ali foi desenvolvido, no final do século 19, uma derivação do art noveau conhecida como École de Nancy.

COMO CHEGAR

Nancy está a 350 quilômetros de Paris pela rodovia A4. De Reims, siga pela D21 e logo em seguida pela N44 até Châlons-en-Champagne. Pegue então a N4 e a A31, observando as placas para Metz e Nancy. Reserve cerca de 15 euros para o pedágio. De trem, o trajeto leva uma 1h30 com o TGV, a partir de Gare de l’Est.

COMO CIRCULAR

Chega-se da estação de trem ao centro histórico em cerca de 15 minutos de caminhada. As principais atrações de Nancy icam próximas umas das outras e é possível fazer tudo a pé, até porque algumas ruas são exclusivas para circulação de pedestres.

Informações ao viajante

Línguas: Francês

Publicidade