Reims

Por Adrian Medeiros Atualizado em 19 jun 2018, 17h12 - Publicado em 29 nov 2011, 11h07

A menos de uma hora em trem de Paris, Reims levou fama de centro oficial de cerimônias de coroação por mais de um milênio (a partir do ano 496), período durante o qual 25 reis receberam o cetro na cidade. Mas hoje em dia é mais conhecida por ser uma das terras da champanhe. Algumas dos principais produtores do espumante estão lá, como a Mumm (www.mumm.com), ativa desde 1827, e a Lanson (www.lanson.fr), de 1760. Ambas oferecem visitas guiadas com degustação. A Reims atual é uma cidade de médio porte, com cerca de 200 mil habitantes e bairros modernos. Mas também possui vestígios do período galo-romano e uma catedral gótica do século 13, a Notre-Dame Saint-Jacques (www.cathedrale-reims.com) que, juntamente com a basílica gótica-românica de Saint Remi, figura na lista de patrimônios mundiais da Unesco. Reims também marcou a história do século 20 por ter sido o local onde os alemães assinaram sua rendição em 1945, selando o fim da Segunda Guerra Mundial.

COMO CHEGAR

Uma boa sugestão é pegar o trem que sai de Paris. A viagem leva apenas 45 minutos e a passagem econômica custa, em média, 36 euros. Para ir, os melhores horários são 7h57 e 8h57, para voltar, 17h15 ou 20h15.

Informações ao viajante

Línguas: francês

Saúde: Para entrar na França, nenhuma vacina é obrigatória.

Melhor época para visitar: Ainda que o verão seja convidativo para a maioria dos turistas, a dica é visitar Reims no outono (setembro, outubro, novembro), pois é a melhor época para apreciar as vinícolas locais.

Publicidade