Kamakura

Por Adrian Medeiros Atualizado em 19 jun 2018, 17h11 - Publicado em 5 nov 2012, 17h01

Localizada a pouco menos de uma hora de Tóquio, Kamakura não é apenas um ótimo passeio de um dia, mas carrega muita história e edifícios históricos fascinantes.

Com a subida ao poder do temido clã Minamoto, Kamakura foi a capital de facto do Japão entre o fim do século 12 e meados do século 14. Cercada por montanhas e pelo mar, a cidade era facilmente defendida contra os muitos inimigos da primeira família de xoguns, que detinham o poder político e militar real sobre o país, usando os imperadores de Kyoto apenas como símbolos. Neste período de florescimento cultural e econômico, a cidade expandiu-se e ergueu templos budistas e santuários xintoístas de grande importância cultural e histórica.

O grande destaque é mesmo o Grande Buda de Kamakura, o Daibutsu, uma imponente estátua de bronze do Buda Amida. Se é a grande atração da região, nem de longe é a única. A cidade espalha-se por uma vasta área e os principais templos não estão muito próximos uns dos outros. Se isso convida o turista a calmas e longas caminhadas, atrapalha o viajante apressado.

COMO CHEGAR

De Tóquio ou Yokohama, pegue a linha ferroviária JR Yokosuka (pouco menos de uma hora de Tóquio, meia hora de Yokohama). A cidade é servida por duas estações, Kita Kamakura, ao norte, ideal para explorar templos zen como Engakuji e Kechoji e o santuário Tsurugaoka Hachimangu, e Kamakura, onde se concentra o comércio. Daqui também partem ônibus e a linha de trem Eno-den, que vão até Hase, onde está o Grande Buda.

COMO CIRCULAR

Não é muito fácil circular por Kamakura. A linha Eno-den é muito agradável para explorar o litoral até a super turística ilhota de Enoshima e apreciar as paisagens junto ao mar. É também o modo mais prático para ir do centro da cidade até a a estátua do Daibutsu, mas, lembre-se, ele não aceita o passe JR Pass.

Alternativamente, há algumas linhas de ônibus que faz a ligação da estação JR Kamakura a alguns templos mais distantes.

Se tiver tempo e bom preparo físico, a melhor forma mesmo para circular pela região é alugando uma bicicleta e se perder pelas ruas e montes da região.

 

 

Informações ao viajante

Línguas: Japonês

Melhor época para visitar: Kamakura é um destino muito popular durante todo o ano. A grande atração da primavera são as flores de cerejeira, enquanto que no outono toda a região é tomada por folhagens em tons de vermelho, laranja e amarelo

Publicidade