Yokohama

Por Adrian Medeiros Atualizado em 19 jun 2018, 17h12 - Publicado em 5 jul 2012, 13h01

Uma das maiores cidades do Japão, Yokohama e seu movimentado porto vivem à sombra da vizinha Tóquio, a dinâmica e gigantesca capital.

Quando o centro do poder econômico e político migrou da antiga capital Kyoto para a Edo (atual Tóquio) do clã Tokugawa, Yokohama começou a prosperar. O empurrão seguinte, e mais significativo, foi a abertura dos portos japoneses ao comércio exterior, depois de mais de 200 anos de clausura. De repente, a cidade tornou-se a principal porta de entrada de produtos, vestuários, alimentos e ideias estrangeiras, tornando-se um destino cosmopolita e a plataforma de um Estado moderno, moldado, em grande parte, sobre conceitos ocidentais.

Ao mesmo tempo que essa proximidade com a capital ajudou a catapultar seu desenvolvimento, ele também obscureceu sua identidade. Em parte, Yokohama, capital da província de Kanagawa, passou a ser uma espécide cidade-dormitório, quase um subúrbio da irmã maior.

Tudo começou a mudar um pouco em meados do século 20, com o desenvolvimento de suas antigas docas e armazéns. Uma miríade de novos restaurantes, centros de lazer, hotéis e centros de convenções surgiram na região, tornando-a uma alternativa atraente e aprazível à Tóquio.

Entre suas maiores atrações estão o edifício Landmark Tower, um dos mais altos do país, a sua movimentada Chinatown e o Estádio Nissan, palco da final da Copa do Mundo de 2002 e de partidas do Mundial de Clubes de 2012. Próxima à cidade fica também a histórica cidade de Kamakura, repleta de importantes templos budistas e casa do Grande Buda de bronze, um das mais elegantes estátuas do país.

COMO CHEGAR

Yokohama fica a apenas 30 quilômetros de trem da estação central de Tóquio. Da capital partem várias linhas de trem para se chegar à cidade. A estação Shin-Yokohama é seu terminal para o trem-bala shinkansen e o Estádio Internacional de Yokohama (Estádio Nissan) fica bem ao seu lado.

A cidade é servida pelos dois aeroportos de Tóquio. O aeroporto internacional de Haneda fica a apenas 24 quilômetros de distância. Tome o trem expresso da linha Keikyu para uma rápida jornada de 30 minutos até seu centro. Do aeroporto de Narita, local de chegada da maioria dos voos internacionais, uma das melhores opções é utilizar o serviço Narita Express que vai diretamente até Yokohama (1h30, cerca de 4300 ienes).

COMO CIRCULAR

Trem, ônibus e metrô são as melhores formas de se alcançar as principais atrações turísticas de Yokohama. As viagens são cobradas conforme a distância percorrida.

ONDE FICAR

A maior parte dos melhores hotéis de Yokohama fica junto à orla, com belas vistas da urbanizada baía de Tóquio. Aqui as diárias costumam ser quase sempre acima de US$ 100. Para ofertas mais baratas procure hotéis próximos à estação central de trem ou em estabelecimentos em Tóquio.

ONDE COMER

Muita gente vem a Yokohama com uma só intenção: ir a Chinatown e se esbaldar em um dos muitos restaurantes do bairro. Cada um tem sua própria especialidade, normalmente adaptada aos paladares japoneses, menos gordurosos e condimentados.

Informações ao viajante

Línguas: Japonês. O inglês é falado apenas em alguns hotéis e alguns poucos serviços turísticos. No desespero,apele para os jovens,que farão tudo para ajudar

Saúde: Não há demandas específicas

Melhor época para visitar: Primavera e outono

Publicidade