Gotemburgo

Por Adrian Medeiros Atualizado em 19 jun 2018, 17h12 - Publicado em 19 dez 2011, 17h00

Segunda maior cidade sueca, a cosmopolita Gotemburgo fica praticamente equidistante das três grandes capitais escandinavas, Estocolmo, Oslo e Copenhague. Seu movimentado porto dá o tom do cotidiano local, repleto de canais e docas, palco para uma vida cultural agitada, ótimos restaurantes e bares onde os olhares se cruzam com bastante frequência. Sempre inovadora, a relativamente jovem cidade possui uma eclética população universitária e é sede de uma das maiores multinacionais locais, a Volvo. Gotemburgo corre ao longo do rio Gota Alv e possui algumas boas atrações para o turista, como o sempre popular parque temático Liseberg e um punhado de museus como o Universum – dedicado às ciências, o museu de belas-artes Konstmuseet e o Stadsmuseum, que possui até um barco viking original.

COMO CHEGAR

O aeroporto Landvetter serve diversas cidades europeias, enquanto que o Göteborg City só trabalha com as companhias Wizz e Ryanair. Os serviços de trem Flygbussarna ligam ambos os aeroportos até o centro da cidade em cerca de 30 minutos.

Por terra a cidade possui diversas opções para cidades da região, como Estocolmo, Malmo, Oslo e Copenhague. De trem, há os serviços da SJ e dos trens noturnos da Connex. De ônibus, companhias como Svenska Buss, Swebus e Eurolines ligam Gotemburgo à vários destinos.

Por mar a cidade é ligada a várias cidades da Noruega, Dinamarca e Alemanha.

Informações ao viajante

Línguas: Sueco é a língua oficial,mas alemão e inglês são amplamente dominados

Saúde: Não há demandas específicas

Melhor época para visitar: De maio a outubro, meses mais quentes do ano, quando há mais horas de sol por dia e muitas atividades. É nessa época que os campings estão abertos.

Publicidade