Trinidad e Porto Espanha

Por Adrian Medeiros Atualizado em 19 jun 2018, 16h01 - Publicado em 29 Maio 2014, 14h59

A ilha gêmea maior, Trinidad, é também a mais agitada. Com uma população de 1.3 milhões de habitantes em toda a ilha, a indústria do óleo, de manufatura e de gás natural fazem de Trinidad um importante polo econômico das ilhas caribenhas, e também um dos destinos mais seguros do Caribe para investimentos.

Assim, a rede de hotéis executivos e business centers já é consolidada em Trinidad. O baixo custo e alta qualidade de vida atraem turistas e executivos. Não é difícil andar pela ilha: bancos, agências de turismo e lojas de conveniência são facilmente localizados.

A capital da ilha de Trinidad e também do país, Porto Espanha, é o centro de entretenimento do país. Restaurantes, bares, casas noturnas, teatros e cinemas são o diferencial de Trinidad em relação a Tobago.

Mas as belíssimas praias, como Maracas Beach, e a diversidade da fauna e flora também são um atrativo. Sempre com o estilo caribenho.

O QUE FAZER

Trinidad é a ilha caribenha que tem a maior diversidade de pássaros, são 450 espécies. Além da diversidade de aves, também é uma das mais ricas em biodiversidade do Caribe. São 108 espécies de mamíferos, 55 espécies de répteis, 25 espécies de anfíbios e cerca de 620 espécies de borboletas.

O Santuário de Pássaros Caroni (Caroni Bird Sanctuary) é um passeio típico em Trinidad. Com excursões guiadas, o turista tem a oportunidade de conhecer todo o ecossistema e vida selvagem de Trinidad em uma pequena aventura. Se a variedade de aves já é perceptível de qualquer lugar da ilha, no Caroni Bird Sanctuary é mais fácil ainda avistá-los e reconhecê-los.

Também é possível conhecer o Asa Wright Nature Centre. Reconhecido mundialmente, é um dos mais antigos centros de natureza fundados no Caribe. O centro oferece tours guiados para pesca esportiva, fotografias e birdwatching (observação de aves). Além das atividades, também é possível se hospedar no local.

Ainda sobre aves (Trinidad é o paraíso para os apreciadores de birdwatching), o “Pointe a Pierre Wildfowl Trust” é mais um importante ponto da ilha para observação de pássaros. O lago abriga uma diversidade de patos e aves nadadoras, além de ser ponto de parada de aves migratórias.

A pesca esportiva também faz parte do leque de atividades de Trinidad. O fluxo do Rio Orinoco é habitat de grandes peixes e espécies como atum, tubarão e tarpão. Peixe-vela, golfinhos e peixe-espada também são encontrados em épocas específicas do ano. Os torneios de pesca são um evento comum em Trinidad.

Quanto às praias, Maracas Beach é a mais conhecida e frequentada. Alguns quilômetros a frente está a praia de Las Cuevas, com poucas ondas e bares a beira-mar. Mais isolada está a Blanchisseuse próxima a um vilarejo (de mesmo nome) ao norte da ilha. Ainda no norte de Trinidad, é possível conhecer Scotland Bay e Macqueripe Bay.

Algumas praias não tem água adequadas para banho. É o caso de Matura, que tem a ilustre visita das Tartarugas Marítimas de Couro, de março a agosto. Outras praias tem a maré mais agitada e são mais indicadas para surfe: Balandra Bay e Salybia Bay. Vale prestar atenção nas bandeiras que indicam a qualidade da água:as bandeiras vermelhas alertam para áreas impróprias para banho.

É importante se informar sobre o acesso ao local antes de se aventurar até uma praia da ilha de Trinidad. Algumas praias estão isoladas e só são acessíveis por barcos ou trilhas.Nessa hora um guia local faz toda a diferença.

COMO CHEGAR

A capital Porto Espanha recebe vôos internacionais regularmente. A melhor opção para quem vai do Brasil é via Cidade do Panamá, pela Copa Airlines, que possui vôos diários para Trinidad.

Informações ao viajante

Línguas: Inglês

Publicidade