Parque Lage, no Rio de Janeiro: ingressos, atrações e mais

Por Da Redação Atualizado em 14 dez 2023, 16h55 - Publicado em 9 set 2011, 20h30

Uma das atrações mais fotografadas do Rio de Janeiro, o Parque Lage é uma área verde de 52 hectares aos pés do Corcovado no Jardim Botânico, bairro da Zona Sul. Ali, o grande destaque é o palacete de 1929, que abriga a Escola de Artes Visuais e um disputado restaurante no pátio.

O acesso ao Parque Lage é gratuito: o local fica aberto diariamente das 8h às 18h para realização de piqueniques, caminhadas e trilhas. É dali que parte, por exemplo, a trilha de intensidade média até o Corcovado, aberta das 8h às 15h (são cerca de 2h30 de caminhada).

Outras atrações do parque são o aquário, que fica dentro de uma gruta artificial, a lagoa habitada por patos e uma oca onde são vendidas peças de artesanato indígena.

A visita ao palacete, aberto diariamente das 10h às 18h, também é gratuita, mas exige agendamento prévio através desse link (há entradas a cada meia hora). O ingresso, impresso ou digital, deve ser apresentado na entrada.

No pátio interno do palacete, onde há um espelho d’água, fica o Plage Café, que serve café da manhã e almoço nas mesas ao ar livre.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Plage Café (@plagecafe)

Para driblar as multidões

O pátio interno do palacete costuma ficar lotado de pessoas em busca da foto perfeita. Os dias de semana e os primeiros horários da manhã costumam ser mais vazios. Uma dica para curtir o visual do Corcovado sem muvuca é subindo no terraço: para visitá-lo, é preciso comprar algo no valor de R$ 10 na loja de souvenir.

HISTÓRIA DO PARQUE LAGE

O Parque Lage costumava ser um engenho de açúcar. No século XIX, parte da propriedade foi comprada por um nobre inglês, que criou ali um jardim de estilo romântico nos moldes das quintas europeias.

Em 1859, o terreno passou para as mãos da família Lage (por isso o nome), que na década de 1920 reformula o projeto paisagístico e constrói o palacete. A Escola de Artes Visuais só passaria a ocupar o casarão em 1975 e desde então recebeu artistas como Lina Bo Bardi.

Parque Lage, Rio de Janeiro, Brasil
No pátio do palacete, todos tentam enquadrar com perfeição o Corcovado e o Cristo Redentor ao fundo (Caioviniciuscosta/Wikimedia Commons)

COMO CHEGAR AO PARQUE LAGE

De metrô, embarque na Linha 1 ou na Linha 2 até a Estação Botafogo. Ali, embarque no metrô de superfície sentido Gávea e desça na Estação Hospital da Lagoa.

Várias linhas de ônibus passam pelo Parque Lage. Quem vem do Centro pode pegar o troncal 5 e 9 ou as linhas 112, 309 e 2014. Da Zona Norte, as melhores opções são as linhas 409, 416, 410 e 439.

Da Zona Oeste, vá de integrada 3 ou linha 309. Quem vem da Zona Sul tem ainda mais opções: troncal 5 e 9, circulares 1 e 2 ou linhas 112, 410, 439, 409, 538, 548 e 583.

Não há estacionamento para carros e motos no Parque Lage: é preciso parar em ruas próximas.

Leia tudo sobre o Rio de Janeiro

Busque hospedagem no Rio de Janeiro

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade