Catavento

Por Da Redação 19 dez 2016, 10h02

Os recursos audiovisuais usados para envolver os visitantes contrastam com a antiga construção, o Palácio das Indústrias (1925), que já foi sede da prefeitura de São Paulo. O museu lança mão da tecnologia para apresentar conceitos da física, biologia e astronomia de um jeito divertido. O espaço é dividido em quatro partes: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Em Universo, um pedaço de meteorito pode ser tocado pelo público; em Vida, você é desafiado a identificar a espécie de ave pelo canto que ela emite; na ala Engenho, a física vira brincadeira. Dois dos espaços mais interessantes são a sala de nanotecnologia e o laboratório de química, que de terça a sexta funcionam prioritariamente para escolas (para vê-los, vá no fim de semana e solicite uma senha).

Por que é 5 estrelas? Muito bem-planejado, diverte crianças e adultos ao mesmo tempo em que ensina conceitos que pareciam dificílimos na época da escola.

Preste atenção: Na ala Engenho, com experimentos de mecânica, som e ilusões de óptica.

A melhor foto: A do seu penteado, depois de testar o aparelho que deixa os cabelos em pé.

Tempo de visita: De duas a três horas. 

Quando ir: No fim de semana, quando não há excursões escolares e você pode ver uma das sessões do laboratório de nanotecnologia.

Serviço: Parque Dom Pedro II (Centro), 3315-0051, cataventocultural.org.br. R$ 6,00 (grátis aos sábados). 3ª a domingo, das 9h às 17h (bilheteria até 16h). Estacionamento (pago) no local.

Publicidade