Museu de Arte de São Paulo/Masp

Museu

  • Avenida Paulista, 1578
  • Cerqueira César
  • (11) 3251-5644 (Fone)
  • masp.art.br

Quando a arquiteta Lina Bo Bardi projetou o prédio que hoje é sede do Museu de Arte de São Paulo, respeitou uma exigência do doador do terreno: as vistas para o Centro da cidade e para a Serra da Cantareira deveriam ser mantidas. Assim surgiu a ideia de erguer um edifício de 74 m de extensão, sustentado por quatro colunas - dando origem ao famoso vão-livre do Masp. O prédio guarda o mais importante acervo artístico da América Latina, com cerca de 8 mil peças (a coleção é exposta em partes, de forma rotativa, por temas).

Por que é 5 estrelas? É um dos melhores do mundo. O acervo reúne telas de Rembrandt, Van Gogh, Monet, Renoir e Picasso, além de bronzes de Rodin e 73 esculturas de Degas.

Preste atenção: O projeto original de Lina Bo Bardi previa que as colunas externas do edifício fossem pintadas de vermelho (uma de suas marcas profissionais), porém isso só ocorreu em 1990, em razão do aniversário de 40 anos do museu.

A melhor foto: Não é permitido fotografar no interior do museu. Ao sair, atravesse a Avenida Paulista para clicar o prédio de fora.

Tempo de visita: Duas horas para o acervo (fora as exposições temporárias).

Quando ir: Em dias de semana o movimento costuma ser mais tranquilo - as exceções são as terças-feiras, quando não é cobrado ingresso. Às quintas, fecha às 20h.

Serviço: Avenida Paulista, 1578 (Cerqueira César), 3251-5644. masp.art.br. R$ 15,00 (grátis às terças). Cc: A, D, E, M, V; Cd: M, R, V. 3ª e 4ª, das 10h às 18h, 5ª, das 10h às 20h, 6ª a domingo, das 10h às 18h.

Comente