Museu do Futebol

Museu

A tecnologia faz do Museu do Futebol, em São Paulo (SP), uma experiência interativa que encanta até quem não é muito fã do esporte. A localização não podia ter mais a ver com o tema: está instalado sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu.

Momentos importantes da história do futebol são apresentados através de projeções em grandes telas presas ao teto, cabines de áudio com narrações dos gols, monitores de TV que exibem jogadas imortais e telões que mostram o coro e as coreografias das torcidas. Oito totens exibem fotos e vídeos de todas as Copas do Mundo.

Por que é 5 estrelas? Ao homenagear o futebol, o museu celebra o imaginário coletivo do Brasil, comovendo o visitante e revelando como o esporte é elemento formador da cultura do país.

Preste atenção: As imagens e os gritos das torcidas, na passagem de um andar para o outro, chegam a emocionar; o Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), inaugurado em setembro de 2013, é uma biblioteca pública exclusiva sobre o tema.

A melhor foto: Não é permitido fotografar dentro do museu, mas os visitantes têm acesso à arquibancada, de onde é possível enquadrar o gramado.

Tempo de visita: Duas horas, para ver com calma.

Quando ir: Evite fins de semana e férias escolares.

Serviço: Praça Charles Miller, s/n (Pacaembu), 3664-3848, museudofutebol.org.br. R$ 6,00 (grátis às quintas). Cc: A, D, M, V; Cd: M, R, V. 3ª a domingo, das 9h às 18h (bilheteria até 17h) - o horário pode mudar em dia de jogo.

Leia mais:

Museu do Futebol tem exposição interativa sobre o Brasil nas Copas do Mundo

Comente