Praias do Dia D

Por Da Redação 24 set 2011, 11h58

A história todo mundo conhece dos livros, ou de filmes como O Resgate do Soldado Ryan, de Steven Spielberg. Foi nas praias da Normandia que ocorreu, na manhã de 6 de junho de 1944, a maior operação militar da história: o Dia D, determinante para o fim da II Guerra Mundial, data do desembarque de dezenas de milhares de soldados das tropas aliadas.

A chegada da tropa em centenas de embarcações deu origem à Batalha da Normandia, que seria o começo da retomada da França das mãos de Hitler e a consequente investida final contra os nazistas. A invasão colossal se espalhou por uma faixa litorânea de 80 quilômetros que incluiu as praias de Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword.

A batalha mais sangrenta ocorreu em Omaha, a 15 quilômetros de Bayeux, local da cena mais célebre do longa de Spielberg. Ela pode ser contemplada do Cemitério Militar Americano, também locação do filme, onde estão mais de 9 mil túmulos de soldados americanos mortos nos conflitos normandos, na cidadezinha de Collevile-sur-Mer.

Outro ponto de interesse é a cidade de Arromanches, que serviu de base militar aliada, onde funciona o Museu do Desembarque.

Publicidade