Passeio de Gôndola

Por Da Redação 5 out 2011, 16h52

Há não muito tempo atrás, os passeios de gôndola em Veneza eram o exercício perfeito do romantismo. O belo cenário e os bem preparados gondoleiros – sempre com boas histórias para contar e alguns com surpreendentes dotes como cantores, contribuíram em muito para tornar esses barcos numa espécio de símbolo da cidade e o passeio pelos canais uma atração obrigatória.

Mas os tempos são outros. Por apenas 40 minutos de navegação e com o perigo de ter que ouvir serenatas fajutas pagam-se nada módicos 80 euros. Se for embarcar nessa, repare na riqueza de detalhes da embarcação: a proa desprumada, o apoio dos remos talhado em uma única peça de madeira e os pequenos adornos que a pontilham. Procure sempre profissionais credenciados, entre eles os que ficam nos arredores da Ponte Rialto e da Piazza San Marco. Há meia dúzia de trajetos básicos, passando ora pelo Grand Canal, ora por estreitos canais em bairros internos, o que pode causar um pouco de congestionamento.

Se sua necessidade são deslocamentos pela cidade, opte pelo barco-ônibus vaporetto (6,50 euros o bilhete único), e quando necessitar cruzar o grande canal, a sugestão são os traghettos, gôndolas criadas especialmente para esse fim.

Publicidade