Palácio de Queluz

Por Da Redação 15 nov 2011, 10h42

O pequeno Palácio de Queluz fica a apenas 15 quilômetros do Centro de Lisboa, a meio caminho de Sintra. Tem um valor extra para os brasileiros: abrigou a família real antes da fuga histórica para o Brasil em 1807. Aqui estão os aposentos de Carlota Joaquina e o quarto onde nasceu e morreu o nosso D. Pedro I (D. Pedro IV de Portugal), decorado com cenas de Dom Quixote. Quer mais um bom motivo para fazer o desvio? A construção abusa do estilo clássico-barroco e ostenta jardins geométricos decorados com estátuas e fontes, como se fosse uma versão pequenina do venerado Palácio de Versalhes, na França.

Construído em estilo rococó, seus agradáveis jardins escondem o Picadeiro, onde são realizadas animadas apresentações da Escola Portuguesa de Arte Equestre, uma ótima atração para a família (as apresentações ocorrem às quartas, às 10h30, e aos sábados, às 11h).

A forma mais fácil de chegar ao Palácio de Queluz a partir de Lisboa é pegando o trem na estação do Rossiom, descendo em Queluz/Belas ou Queluz/Massamá e dali fazer uma curta caminhada de cerca de dez minutos.

Publicidade