NATAL 28/11/2012

10 Pratos tradicionais da ceia de Natal

Peru, rabanada e nozes...conheça a história dessas delícias que compõem o tradicional jantar natalino

por Anderson Estevan

Pode parecer estranho, mas a origem da ceia de Natal remete a tempos anteriores a Jesus e dos registros bíblicos do novo testamento. Constantemente atribuído ao nascimento do Cristo católico, o banquete natalino (em versão rudimentar) era preparado por povos pagãos em comemoração ao solstício de inverno, antes mesmo do império Romano.

Coincidentemente, a noite mais longa do ano no hemisfério norte geralmente acontece entre os dias 22 e 25 de dezembro, dia do Natal. Nesta festa do solstício, os alimentos eram servidos entre os cidadãos da aldeia, que também os usavam para presentear os seus entes queridos.

Os alimentos que hoje fazem parte da ceia brasileira têm diversas origens. O peru assado, por exemplo, é uma herança dos índios da América do Norte, enquanto que a rabanada e o bolinho de bacalhau, por sua vez, vieram com os patrícios portugueses.

Que saber mais sobre outros alimentos tradicionais do banquete natalino? Veja a galeria de fotos e saiba um pouco mais de onde vieram as delícias que fazem parte de qualquer mesa natalina.