Inspirando as pessoas a cuidar do planeta desde 1888 | Saiba mais »

Meio Ambiente 13/04/2012

2013: Ano Internacional da Cooperação pela Água

Cerca de 11% da população mundial ainda não possui acesso à água potável e mais de 15% continua vivendo sem redes de esgoto. Para tentar mudar essa realidade, a ONU proclamou 2013 como o Ano Internacional da Cooperação pela Água

por Débora Spitzcovsky, do Fonte: Planeta Sustetável

Marcelo Curia

Edição 133 – Terra em águas - Busca de água dos açudes - Fotos recursos hídricos

Marcelo Curia

Muitos sertanejos ainda são obrigados a buscar água em pequenos açudes. Uma camada de algas cobre as águas paradas há muito tempo

70% da Terra é constituída por água, mas apenas pouco mais de 2% do recurso está disponível na superfície do planeta para ser usado pelo homem. Você acha pouco? Segundo a ONU – Organização das Nações Unidas, a quantidade seria mais do que suficiente para que toda a população vivesse de forma digna, se não houvesse tanto desperdício e poluição do recurso no mundo.

Para chamar a atenção da sociedade civil, empresas e governos para este fato e, assim, tentar melhorar os índices de acesso à água potável e ao saneamento básico no planeta, a ONU proclamou 2013 como o Ano Internacional da Cooperação pela Água.

A ideia é promover eventos e discussões, durante esses 12 meses, que ajudem a buscar soluções para combater, entre outros problemas graves:

– a ausência de acesso à água potável para cerca de 11% da população mundial;

– a falta de redes de esgoto para mais de 15% das pessoas que vivem no planeta e

– a morte de cerca de quatro mil crianças, por dia, por conta de doenças diarréicas causadas pela falta de acesso à água de qualidade.

Em breve, a ONU lançará um portal oficial do Ano Internacional da Cooperação pela Água para concentrar todas as atividades relacionadas à iniciativa.

LEIA TAMBÉM:

Especial Água – da NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL

Rios dos principais estados brasileiros estão poluídos – Notícia da NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL

 

Comente