viajeaqui.com.br

Viagem e Turismo Guia Quatro Rodas National Geografic Brasil

Viagem e Turismo - Assine já!

National Geographic - Assine já!

Guia Brasil 2009 - Compre já!

Porto Seguro

Nessa cidade baiana, tem axé até na praia
Adicione esta página aos seus favoritos Envie este post para um amigo Imprima o post

Panorâmica

Se você pensa que não vai dar pra fugir dos jovens festeiros que fizeram a fama de Porto Seguro, pode mudar de idéia. Segundo a Secretaria de Turismo, só 5% do 1,24 milhão de turistas que invadem a cidade todo ano são estudantes em excursão, quase sempre, para comemorar a formatura. Eles transformam as praias em verdadeiras pistas de dança sob o sol, principalmente na segunda quinzena de julho e em outubro. A festa continua na areia até altas horas, já que a maioria das baladas noturnas também fica à beira-mar. O que atrai os demais visitantes? Parte deles quer somente curtir a festa, aproveitando os pacotes a preços baixos - conseqüência direta, aliás, do grande número de excursões. Outros preferem descansar e curtir belas praias longe do agito. Pode acreditar: é possível.

FOTOGRAFIA Na Cidade Alta dá pra tirar uma foto panorâmica da praia do Cruzeiro - uma ótima maneira de constatar que Porto Seguro também tem um litoral bonito.
HISTÓRIA O Marco do Descobrimento foi supostamente colocado na Cidade Alta em 1503, para atestar que a terra recémdescoberta pertencia a Portugal.
O SOM Porto Seguro é a capital do axé. Músicas de Chiclete com Banana, Ivete Sangalo e Asa de Águia são as mais tocadas.
NOITE Nenhum outro lugar do Brasil tem barracas de praia com tanta vocação para a balada. Axé Moi, Tôa Tôa e Barramares têm palcos, música ao vivo e restaurantes. Elas dividem o sucesso com outras casas, como Transilvânia (que imita um castelo assombrado), Ilha dos Aquários (aonde se chega em escunas) e Alcatraz (inspirada no presídio, é dividida em celas). A vida noturna da cidade é organizada pela Porto Night (portonight.com.br, tel. 3268-2828).
SÓ TEM AQUI Não tem escapatória: quem vem a Porto Seguro acaba encontrando o capeta - a bebida tradicional da cidade, feita com guaraná em pó, vodca, leite condensado e canela.
CITY TOUR São 20 quilômetros de praias, incluindo duas das mais animadas do país: Mundaí e Taperapuã, com barracas superestruturadas onde todo mundo engata nas aulas para sair dançando como um profissional do axé. É bem verdade que em Cruzeiro e Curuípe o mar encontra o rio Buranhém e a água fica um pouco escura. Mas de Itacimirim em diante, só clareia. Para além de Taperapuã, começa a tranqüilidade: Ponta Grande recebe bem menos gente e Mutá não tem nada a ver com os demais pontos da orla - o mar é mais azul, a paisagem é mais bonita e o barulho nem existe. Nos intervalos do sol e da balada, a pedida é fazer um passeio pela
CIDADE ALTA, onde foi fundada a primeira vila do país, no século 16. O lugar tem diversas referências ao descobrimento. Ali estão, por exemplo, as ruínas da mais antiga igreja construída em solo brasileiro e o que restou da primeira escola que os jesuítas fizeram para catequizar os índios.

Fonte: Guia Brasil 2009

O essencial

  • DDD:: 73
  • Informações turísticas:: www.portosegurotur.com.br,
  • Melhor época: outubro é o mês das festas de formatura, quando tudo fica mais lotado e caro. Para pegar sol e curtir as praias com mais sossego, aproveite o verão e o comecinho da primavera – até o fim de abril faz um calorão.
  • Transporte:: carro, pois são 90 km de praias protegidas por recifes de corais, rios, riachos, coqueirais e uma exuberante mata atlântica. Se não alugar um, as agências de turismo organizam diversos tipos de passeios

Dica do Viajante

Multimídia


Adicione esta página aos seus favoritos Envie este post para um amigo Imprima o post
Mapa
Guia Quatro Rodas

Editora Abril

Conheça: Guia Quatro Rodas  | National Geographic Brasil  | Viagem e Turismo
Expediente  | Mapa do site  | Política de privacidade  | Anuncie  | Faleaqui
Copyright © 2008, Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Site melhor visualizado em 1024x768