VIAGEM COM CRIANÇAS 13/09/2012

Buenos Aires para crianças

Prepare-se para deixar os pequenos tão fãs da capital argentina quanto você: há atrações na medida para eles

por Maria Cecília Arra

Não é difícil fazer seus filhos se apaixonarem perdidamente por Buenos Aires. A cidade é repleta de atrações tamanho ‘p’ e em muitas delas os adultos se divertem junto. Museus e peças de teatro infantis, lojinhas e salão de beleza só para pequenos, parques a perder de vista (perfeitos para um piquenique!) e um cardápio recheado de doce de leite, churros, chocolate... Que Disney nada, mãe.

A atração: Museo de los niños

O último piso do Shopping Abasto é reservado para crianças. O Museo de los Niños é uma minicidade repleta de espaços interativos, onde elas brincam de gente grande. Dá para sacar dinheiro (de mentirinha, claro) no caixa eletrônico do banco e “gastar” no mercadinho que fica ao lado, gravar um videoclipe na emissora de TV, ser repórter de jornal impresso e até motorista de ônibus. A garotada é incentivada pelos monitores a respeitar a vez do próximo e a arrumar os espaços depois da brincadeira.

Passeio para toda a família

A Fragata Sarmiento que fica ancorada no Dique 3 em Puerto Madero é uma boa para qualquer idade. O navio-escola da Marinha tem 85 metros de comprimento e, entre 1899 e 1938, percorreu o equivalente a 42 voltas ao mundo. No mesmo bairro, mas do outro lado dos diques, a Reserva Ecológica Costanera Sur é uma das maiores áreas verdes de Buenos Aires. Os 360 hectares de mata preservada são o resultado de uma restauração ecológica espontânea, sem planejamento humano – mais de 300 espécies de aves características de lagoas e biomas pampianos vivem ali. O parque é cortado por pistas largas de terra para caminhadas ou passeios de bicicleta (há bikes disponíveis para aluguel nos portões de acesso).

Comidinhas infalíveis

Para uma refeição mais caprichada, o Cabaña Las Lilas é estrelado pelo GUIA QUATRO RODAS e tem cardápio infantil especial. Os cafés portenhos reservam boas surpresas para o lanche: medialunas fresquinhas com submarino (leite quente com uma barra de chocolate ao leite) e minichurros com calda de chocolate e empanadas. Em Palermo Viejo, os bolinhos do Muma’s Cupcakes além de lindos são deliciosos.

Cupcakes do Muma's

<p> Divulgação</p>

Cupcakes coloridos do Muma's - Foto: Divulgação

Meio de transporte

A 32 quilômetros da capital federal, a Estação Delta, na tranquila cidade de Tigre, é a última parada da linha do Tren de la Costa. Para pegá-lo, é preciso ir até a Estação Maipu (em Olivos, fora de Buenos Aires) de táxi. O percurso ferroviário atravessa 11 estações, em cerca de 25 minutos, margeando o Rio da Prata. O passeio é delicioso, os vagões são equipados com ar condicionado e você pode programar descidas em todas as estações (e depois continuar a viagem no próximo comboio). Da parada de San Isidro, por exemplo, é possível caminhar até a imponente catedral neogótica da cidade. No ponto final, às margens do Rio Tigre, as atrações para as crianças são o passeio de catamarã (que pode ser contratado na hora) e o Parque de la Costa (um parque de diversões).

Para deixá-las exaustas

Parque Tres de Febrero. É no pulmão verde de Buenos Aires que os pequenos vão correr até dizer chega. Interligados por uma ciclovia, estendem-se gramados e jardins como o Rosedal, com mais de 10 mil flores. Vale tirar fotos, apontar a mais bonita, a mais diferente...

Programa de adolescente

Museo de la Pasión Boquense. É comum ver pais passando o amor pelo Boca Juniors para os filhos nos corredores deste museu dedicado ao time. Por isso, os garotos que gostam de futebol vão se encontrar: há uniformes de várias épocas, troféus e outros tantos objetos que contam a história do clube. As instalações ficam debaixo das arquibancadas da Bombonera, o estádio lendário – é possível conhece-lo num tour expresso (que permite a entrada em uma das arquibancadas) ou completo (para chegar perto do gramado).

Comprinhas

As duas unidades da Barbie Store na América Latina ficam em Buenos Aires. Nenhuma delas, porém, vende bonecas. O ambiente é cor-de-rosa com cheirinho de chiclete e a coleção de roupas, sapatos e acessórios é enorme. Na filial de Palermo, há até lanchonete (que serve chá, tortas e cupcakes decorados com corações) e salão de beleza. Em Palermo Soho, existem várias lojas para crianças – a Sopa de Principe tem bonecos de pano superdiferentes e a Felix para Niños traduz o estilo rock’n’roll da linha adulta também nas peças tamanho infantil.

Leia Mais