Inspirando as pessoas a cuidar do planeta desde 1888 | Saiba mais »

ESPAÇO 13/12/2011

Chuva de meteoros poderá ser vista hoje à noite

O fenômeno terá seu pico na madrugada de terça-feira (13) para quarta-feira

por Kátia Arima

Nasa/divulgação

Show de Meteoros Geminid, em 2008

Nasa/divulgação

Show de Meteoros Geminid, em 2008

A chuva de meteoros Geminid terá seu pico esta noite, na madrugada de terça-feira (13) para a quarta-feira. Segundo a Nasa, o show de luzes natural tinha tudo para ser o melhor do ano, mas pode ser prejudicado pelo brilho da Lua.

O melhor horário para se assistir ao fenômeno é a partir da 1 hora da madrugada de quarta-feira (14) até o sol nascer. Com o céu limpo, nos horários de pico, geralmente é possível ver de 80 a 120 estrelas por hora rasgando o céu, dizem os especialistas. O fenômeno pode ser assistido de qualquer ponto do planeta, basta olhar para o céu, a olho nu.

A chuva de meteoros Geminid acontece todos os anos, em meados de dezembro, quando a Terra passa por uma corrente de detritos de um objeto chamado de 3200 Phaetheon, que pode ser um cometa ou um asteroide. Os resíduos queimam quando entram na atmosfera da Terra, resultando no espetáculo de luzes no céu.

Os especialistas em meteoros da Nasa Bill Cooke, Danielle Moser e Rhianno Blaauw vão responder questões de internautas sobre o fenômeno em um chat que começa às 2 horas da madrugada (horário de Brasília) do dia 14.