Ranking gastronômico 18/12/2014

Entenda como a equipe do GUIA QUATRO RODAS testa restaurantes

Conheça os critérios dos nossos especialistas em gastronomia para avaliar as melhores casas do Brasil

por Guia Quatro Rodas

Nossos testes são sempre anônimos, com as despesas pagas pela Editora Abril (nossos jornalistas jamais aceitam cortesias).

Cada restaurante é avaliado segundo uma ficha desenvolvida pelo GUIA QUATRO RODAS. Nela, descrevemos aspectos da refeição e atribuímos notas para couvert, entrada, prato e sobremesa.

A avaliação do prato se desdobra em sete quesitos, com pesos diferentes: apresentação, temperatura, qualidade dos ingredientes, cozimento, harmonia (o equilíbrio dos elementos em uma receita), tempero e sensação final, que condensa impressões acerca dos quesitos anteriores.

Após pagar a conta, o repórter se identifica (a não ser no caso de necessidade de um segundo teste) e, sempre que possível, realiza uma visita à cozinha do estabelecimento para verificar as condições de higiene, os procedimentos de armazenagem e a procedência dos ingredientes utilizados.

Com base nessas refeições, os restaurantes que mostram cozinha acima da média são premiados com estrelas, de uma a três.

Ao longo dos anos, o histórico de notas também é observado, e novos testes são programados quando há dúvidas. No GUIA BRASIL 2015, passamos a indicar os restaurantes em ordem alfabética, divididos por especialidade (e não por ordem de qualidade da cozinha).

Além da seleção de estrelados, esta edição apresenta um inédito ranking dos 50 melhores restaurantes do Brasil; na versão impressa, os estabelecimentos incluídos nessa lista são identificados, nos respectivos verbetes, com o selo (que vem logo antes das estrelas conferidas aos mesmos).

 

As estrelas

Indicam restaurantes de cozinha acima da média, que oferecem uma experiência gastronômica memorável, independentemente da faixa de preço e do nível de conforto. A qualidade dos ingredientes e o desempenho da equipe de cozinha são os únicos fatores determinantes para o prêmio.

Nível de conforto

Leva em conta a estrutura física, os equipamentos do salão (como toalhas, taças e talheres) e a cordialidade e eficiência do serviço. O nível de conforto varia de Simples a Luxo. O ícone em vermelho significa que o estabelecimento está integrado à natureza.

Faixa de preço

Refere-se ao gasto médio por pessoa, em reais, sem bebidas e serviço. Os valores são aproximados e devem servir apenas como estimativa. Bares são publicados sem faixa de preço.

Comente