Eurocopa 2012 celebra futebol e cultura na Polônia e na Ucrânia

Maior torneio de seleções da Europa começa no dia 8 de Junho

Fonte: viajeaqui   |   Por: Eduardo Jun Marubayashi
« Saiba mais sobre outros eventos esportivos de 2012

Não perca tempo se quiser assistir ao vivo as partidas da Eurocopa 2012. Nesta edição, o maior torneio de seleções de futebol depois da Copa do Mundo será organizado em conjunto por Polônia e Ucrânia. A partida inaugural acontecerá no estádio Norodowy, em Varsóvia, no próximo dia 8 de junho. A grande final será em 1º de julho, em Kiev, a capital ucraniana.

A entidade promotora do evento, a UEFA, espera que milhares de torcedores de todo o mundo invadam as oito cidades-sede (quatro em cada país) para torcer pelas dezesseis seleções finalistas. Entre os favoritos estão a Alemanha, dos astros Klose e Podolski, Holanda, Inglaterra, França e Itália, além da atual campeã europeia e mundial Espanha. Portugal, com Cristiano Ronaldo, e Irlanda – ausente nas últimas cinco edições do torneio – estão entre as equipes que correm por fora. Contando com o veterano astro Andriy Shevchenko (ex-Milan e Chelsea, atualmente no Dínamo de Kiev), a Ucrânia estará no disputado Grupo D de Suécia, França e Inglaterra. Mais sorte teve a Polônia no Grupo A, que terá Grécia, Rússia e República Tcheca. No entanto, sem grandes nomes, precisará de total apoio de sua torcida para alçar voos mais altos.

Entre um jogo e outro, aproveite para conhecer as belezas dos dois países. No campo cultural, destaque para as cidades históricas de Varsóvia, Cracóvia, Torun e L'viv e as igrejas de Kiev, além dos restos do famigerado campo de concentração nazista de Auschwitz. Se quiser um pouco de natureza, nada como caminhadas pelos Montes Tatra, na fronteira entre Polônia e Eslováquia, e os balneários ucranianos de Odessa e Yalta, no Mar Negro.

Para maiores detalhes da tabela de jogos e compra de ingressos, acesse o site da UEFA (www.uefa.com/).

LEIA MAIS:

Polônia – onde comer, onde ficar, o que fazer

Contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de Londres

Principais eventos esportivos de 2012