eventos 14/05/2012

Feira do livro em Ribeirão Preto vai além da literatura

Exibição de filmes e shows estão na programação do evento na cidade paulista, que vai de 24 de maio a 4 de junho

por Marcela Puccia Braz

Divulgação

Luis Otávio no filme "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles

<p> Divulgação</p>

Luis Otávio no filme "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles

As 600 atividades ligadas a literatura da 12ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto estão na programação do evento, além de 45 produções cinematográficas nacionais e estrangeiras. De 24 de maio a 4 de junho, os visitantes podem conhecer autores, assistir a curtas e longas, além de participar de mesas de debates em diversos locais históricos da cidade paulista.

Entre os autores confirmados estão Ariano Suassuna, Cláudia Matarazzo, Zuenir e Mauro Ventura, Palmirinha, Rosana Zaidan, Padre Chico, Sônia Bridi, Eliane Cantanhêde, Leonardo Boff, Rosely Sayão, Ferreira Gullar, Daniel Munduruku, Alexandre Azevedo, Heloísa Pietro, Chico Alencar e Noemi Jaffer.

Shows também fazem parte da programação com apresentações de Seu Jorge, Mallu Magalhães, Gal Costa, Zizi Possi, Jair Rodrigues, Skank, Moraes Moreira acompanhado do filho Davi Moraes, entre outros.

Além de música e literatura, filmes serão apresentados de 25 de maio a 2 de junho, no espaço Cinema Cultural que fica na Praça Carlos Gomes. A seleção engloba títulos como Água para Elefante, A rede social, o lançamento Gato de Botas e os nacionais O homem do Futuro e Meu país. A maioria dos 20 curtas-metragens é infantil e inclui O jardim de Joyce, Radija e A última página, entre 25 de maio e 3 de junho.No Cineclube Cauim, o foco são as produções brasileiras. Entre os 12 clássicos estão O Auto da Compadecida, Cidade de Deus, A hora da Estrela e O cheiro do ralo, exibidos entre 24 de maio a 4 de junho.

Para completar as exibições, quatro produtores do cinema nacional participam da mesa de debates sobre cinema. Tizuka Yamasaki, Domingos de Oliveira, Luiz Carlos Lacerda e Beto Brant estão confirmados para o encontro em 30 de maio, às 16 horas, no Theatro Pedro II.

12ª Feira Nacional do Livro

Quando: 24 de maio a 4 de junho

Onde: Praça XV, Theatro Pedro II, Espaço Kaiser, Parque Maurílio Biagi e Teatro Marista; Cineclube Cauim - Rua São Sebastião, 920; Estúdios Kaiser de Cinema - Rua Mariana Junqueira, 33; Cinema Cultural - Praça Carlos Gomes

Quanto: grátis

LEIA MAIS:

Caminhada grátis percorre pontos literários de São Paulo

10 grandes livros e seus inspiradores destinos

10ª Semana Nacional de Museus tem programação especial em todo o país – Entre 14 e 20 de maio