Fotos das mais belas paisagens naturais do mundo

Imagens das mais espetaculares e bizarras paisagens do planeta

Fonte: VIAGEM E TURISMO   |   Por: Eduardo Jun Marubayashi
« 100 lugares mais lindos do mundo

Paisagens naturais intocadas pelo homem. Está cada vez mais difícil achar um lugar da Terra onde nossa presença não tenha alterado o panorama, com seus edifícios, poluição ou alteração do ecossistema.

Mesmo assim há inúmeros locais do planeta protegidos, sob a forma de reservas ambientais e parques nacionais. Outros tantos estão relacionados nas listas da Unesco de Patrimônios da Humanidade e Reserva da Biosfera. E muitos, simplesmente, são tão inóspitos ou perigosos que muita gente nem sabe que existem.

Veja no álbum acima uma seleção de fotos com as mais bonitas paisagens naturais do mundo, espetaculares, bizarras, perigosas ou simplesmente surreais. Algumas são bem conhecidas pelos turistas, outras estão somente ao alcance de pesquisadores, como geólogos e biólogos, ou militares.

Atrações turísticas

Estão nesta lista lugares clássicos como o Grand Canyon, o Lago Morraine (em Banff, no Canadá), o Monument Valley e a Costa Pali, no Havaí. No Brasil, os melhores exemplos são Foz do Iguaçu, a Chapada Diamantina e os Lençóis Maranhenses. Em comum, todos são bem conhecidos, não há grandes dificuldades de acesso e a infraestrutura do receptivo é razoável.

Locais perigosos

Dallol, no norte da Etiópia, é uma depressão formada por um vulcão onde as temperaturas estão quase sempre acima dos 40 graus e cujos gêiseres expelem vapores de ácido. Já o Dead Vlei, o pântano morto, está em um dos cantos mais isolados do Deserto da Namíbia. Sítios belíssimos no Chade, Afeganistão ou Sudão estão simplesmente fora do alcance por conta de conflitos armados, onde nenhum diplomata ou mariner bota o pé. Um acidente, uma picada de escorpião, e o socorro estará a centenas de quilômetros dali. Há até algumas operadoras que chegam a alguns destes lugares, mas o seguro-viagem será a menor das precauções.

Paisagens inóspitas

Você conhece alguém que já foi à Groenlândia? Ou a Kamchatka, na Rússia? Alguns dos mais espetaculares temas da natureza estão praticamente fora do alcance do turista comum, privilégio de cientistas, exploradores insanos ou militares. Use sua influência, aliste-se ou infle sua velas para chegar nestes lugares.

Turísticos, mas desconhecidos

Já cansou de Miami, Buenos Aires e Paris? Que tal fazer algo diferente e impressionar os amigos com fotos invejáveis das últimas férias? Na nossa lista estão lugares bem bacanas que não são nada impossíveis de serem visitados, só que poucos brasileiros conhecem. Os lagos de Plitvice, na Croácia, são um bom exemplo.

Comente