Inspirando as pessoas a cuidar do planeta desde 1888 | Saiba mais »

Fotos de 20 animais do Cerrado

Conheça algumas das espécies encontradas na savana brasileira

Fonte: NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL ONLINE   |   Por: Fábio Paschoal
« Fotos de 20 animais da Amazônia

Localizado na parte central do território brasileiro, o Cerrado funciona como uma ponte entre Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica, Caatinga e Pampas. Compartilha animais e plantas com todos esses biomas, além de abrigar espécies endêmicas.

A vegetação rasteira, recortada por árvores esparsas, de casca grossa e tronco retorcido é a imagem mais retratada do lugar. Mas o bioma é muito mais do que isso. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o Cerrado ocupa cerca de 22% do território nacional, abriga as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), e é reconhecido como a savana mais rica do mundo em termos de biodiversidade.

Porém, esse patrimônio está ameaçado pela agricultura e a pecuária, além da exploração de madeira para a produção de carvão. Estima-se que 20% das espécies nativas e endêmicas já não ocorram em áreas protegidas e que pelo menos 137 espécies de animais estão ameaçadas de extinção.

Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana. No entanto, é o habitat que possui a menor porcentagem de áreas sobre proteção integral. É preciso ampliar as medidas de proteção ambiental para garantir sustentabilidade ao bioma e garantir a preservação da savana brasileira.

O WWF-Brasil, através do Programa Cerrado-Pantanal, trabalha para promover a conservação da biodiversidade através da criação e da implementação de unidades de conservação, preservação de espécies, incentivo a atividades econômicas de baixo impacto ambiental. A ONG promove a campanha de conscientização Salve o Cerrado com o objetivo de conservar o bioma.

Hoje, no Dia do Cerrado (11 de setembro), NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL ON LINE preparou uma galeria de fotos especial com os animais da savana brasileira. Veja acima.

Comente