Inspirando as pessoas a cuidar do planeta desde 1888 | Saiba mais »

Reino Animal 19/06/2012

Fotos de 20 animais do Pantanal

O Pantanal é um dos melhores lugares do mundo para a observação de fauna. Conheça espécies que enfrentam o vai e vem das águas na maior planície inundável da Terra

por Fábio Paschoal (texto e fotos)

O Pantanal é um excelente lugar para a observação de animais. Suas planícies oferecem um ótimo campo de visão para procurar por mamíferos e aves que devem enfrentar o regime das águas se quiserem sobreviver.

Durante a estação da seca (abril a setembro) a água começa a deixar a planície, mas fica aprisionada em depressões formando lagos, aqui chamados de baías, onde as capivaras se concentram. O tamanduá-bandeira sai em busca de formigas e cupins ao som de araras-azuis que gritam para chamar o parceiro. Os quatis se aventuram fora das florestas para beber água enquanto a onça-pintada espreita à espera de uma presa desavisada.

Quando as chuvas começam, trazendo a estação da cheia (outubro a março). Tudo volta a ser verde novamente, as plantas passam a produzir frutos que farão parte do cardápio do tucano-toco e o joão-pinto aproveita a época de fartura para alimentar seus filhotes. A planície, antes ocupada por lobinhos e seriemas, é inundada e passa a ser habitada pela marreca-cabocla, que cuida para que seus bebês não virem comida de jacaré. Os bugios permanecem nas matas, mas outros mamíferos procuram terras mais elevadas e deixam o Pantanal.

A NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL ONLINE selecionou uma galeria com uma pequena amostra dos animais que podem ser encontrados no Pantanal, veja acima

Comente